31/01/2023

GOVERNADORA DO RN NÃO PAGA PLANTÕES ATRASADOS E SERVIDORES ANUNCIAM PARALISAÇÃO DE 24HS

Servidores da saúde do RN anunciam paralisação de 24 horas para cobrar do Governo do Estado pagamento de plantões atrasados

Trabalhadores da saúde do Rio Grande do Norte vão paralisar suas atividades nesta quarta-feira (1º) em um ato para cobrar do Governo do Estado o pagamento de plantões eventuais referentes a dezembro de 2022, que estão atrasados. A paralisação vai contar com um ato público às 9h da manhã, em frente ao Hospital Walfredo Gurgel, e a paralisação deve impactar todos os serviços de saúde do RN.

Plantões eventuais são trabalhos exercidos pelos servidores além da escala normal. Esses plantões são instituídos para atender a situações excepcionais e temporárias em decorrência de comprovada necessidade do serviço. De acordo com o Sindsaúde, representam fatia importante da renda dos trabalhadores.

Desde o início de janeiro, a direção do sindicato da categoria (Sindsaúde/RN) procura a Secretaria de Planejamento e Finanças do Governo do Estado (Seplan), em busca de informações sobre o pagamento dos plantões eventuais. Mas até agora não há previsão para o pagamento.

“Os boletos chegaram e a paciência acabou. Não vamos trabalhar de graça. Estamos reivindicando apenas aquilo que já é nosso por direito. Precisamos saber quando seremos pagos. O mínimo que o Governo pode fazer é estabelecer um prazo”, afirma Maria Lúcia, trabalhadora do Walfredo Gurgel e diretora do Sindsaúde/RN, sobre o atraso dos plantões extras.

Denúncia ao MP

Em publicações nas redes sociais, servidores cobram respostas da gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) para os plantões atrasados. Um dos diretores do Sindsaúde, João Morais foi ao Ministério Público para denunciar o problema.

“Estou aqui na Promotoria Pública da Saúde para denunciar a senhora governadora pelo atraso de pagamento dos plantões eventuais. Governadora Fátima Bezerra, tenha mais responsabilidade com a saúde pública do estado do Rio Grande do Norte”, afirma o diretor, em vídeo também publicado nas redes sociais.

Coordenador do Sindsaúde, o sindicalista Carlos Alexandre cobra uma solução do governo estadual. “A governadora Fátima, do PT, atrasa salários dos servidores. Esses plantões são de dezembro. Estamos em 2023, terminando janeiro, sem esse dinheiro no nosso bolso. Os servidores precisam do dinheiro no seu bolso para pagar suas contas. Governadora, coloque a mão na consciência, atenda ao pedido do Sindsaúde e pague os plantões eventuais dos servidores”, afirma.

98 FM Natal

Nenhum comentário: