22/01/2023

BOLSONARO DIZ QUE 'FALA DE LULA SOBRE YANOMAMIS É FARSA DE ESQUERDA'

Fala de Lula sobre Yanomamis é farsa de esquerda, diz Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou por meio de seu canal no Telegram sobre crítica feita pelo chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), contra ele. Em visita a Boa Vista (RR), o petista declarou que “se ao invés de fazer tanta motociata, ele [Bolsonaro] tivesse vergonha na cara e viesse aqui uma vez, quem sabe o povo não estivesse tão abandonado”, em referência à situação da população indígena de etnia yanomami.

“Contra mais uma farsa da esquerda, a verdade! De 2020 a 2022, foram realizadas 20 ações de saúde que levaram atenção especializada para dentro dos territórios indígena”, escreveu Bolsonaro.

Depois do trecho acima, o ex-presidente apresentou uma publicação do Ministério da Saúde, de 20 de dezembro, com o título: “Assistência à população indígena foi uma das prioridades durante a pandemia de covid-19; conheça as ações“.

Na publicação, a gestão Bolsonaro afirmava que “os cuidados com a saúde indígena [eram] uma das prioridades do governo federal”. Também dizia que, no período “de 2019 a novembro de 2022, o Ministério da Saúde prestou mais de 53 milhões de atendimentos de atenção básica aos povos tradicionais”.

Outra informação citada no texto foi o Plano de Contingência Nacional Para Infecção Humana pelo novo Coronavírus. O Ministério da Saúde declarou que o projeto “é o legado de um planejamento que atendeu 34 distritos sanitários especiais indígenas” e afirmou que por meio da iniciativa “foi possível ampliar 1,7 mil vagas no quadro de profissionais na saúde indígena e a contratação de 241 profissionais”.

Segundo informação do Ministério da Saúde, as 20 ações foram em “parceria” com a Defesa e os atendimentos se deram nos distritos Alto Rio Negro, Vale do Javari, Leste de Roraima, Yanomami, Amapá e Norte do Pará, Xavante, Araguaia, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Alto Rio Juruá, Kayapo do Pará, Guama Tocantins e Alto Rio Solimões.

Poder360

Nenhum comentário: