27/08/2022

SÉRIE C: ABC VAI ATÉ O PARÁ ENFRENTAR O PAYSANDU

ABC quer resultado positivo na Curuzu para tentar acesso à Série B

No caminho rumo a busca pelo acesso para Série B, o ABC tem mais um compromisso considerado importante hoje, às 17 horas, contra o Paysandu, no estádio da Curuzu. Como a segunda fase é uma competição de tiro curto, a meta é trazer pontos desse confronto. O treinador Fernando Marchiori terá baixas na equipe que considera ideal, não poderá contar com o atacante Henan, que pertence ao clube paraense e está emprestado aos potiguares. Além disso, existe uma dúvida na lateral direita.

A equipe paraense possui o maior investimento dos clubes inseridos no grupo C, terminou a primeira fase na segunda colocação e, por isso, é considerado um dos favoritos ao acesso. O treinador abecedista, Fernando Marchiori, sabe que terá um compromisso bem difícil pela frente, porque se desejar manter a pegada forte para avançar rumo a Série B, o Papão terá de vencer a equipe potiguar para equilibrar a campanha, uma vez que estreou com derrota.

Os números do adversário atuando como mandante impõe respeito, até aqui, o Paysandu realizou 15 partidas na Curuzu, onde obteve um aproveitamento de 80%. Ele conquistou 11 vitórias, três empates e sofreu apenas uma derrota para o Floresta por 1 a 0, na última rodada da primeira fase da Série C do Brasileiro. Ou seja, o ABC vai atuar num caldeirão fervendo e terá de mostrar muita concentração para não se deixar abater.

O sistema defensivo abecedista também deve se manter alerta, pois na condição de mandante o bicolor balançou a rede dos adversários 29 vezes, o que dá a média de quase dois gols por partida (1,93). O fato positivo para Fernando Marchiori é que sua equipe possui uma das defesas menos vazadas do Brasileirão, mas nas últimas quatro rodadas sofreu sete gols, basicamente metade dos gols sofridos até a 16ª rodada na fase de classificação.

A previsão é de casa lotada em Belém do Pará, e os atletas do Papão desejam tirar proveito da atmosfera positiva que será criada no estádio, para superar o Alvinegro. “Os torcedores vêm sendo fundamentais para os jogos dentro de casa. A equipe que vem jogar contra nós também sente bastante. Então, nós temos que aproveitar isso da melhor maneira possível. Sabemos da força da torcida e da nossa responsabilidade. Temos que transportar essa atmosfera de fora para dentro do campo para fazermos um bom jogo”, afirmou o meia João Vieira.

O atleta também ressalta o equilíbrio entre as equipes que estão disputando o acesso no Grupo C, colocando a concentração como parte fundamental para quem desejar atingir o objetivo. “Sabemos que é um grupo muito nivelado, de grandes equipes. Temos que estar com o psicológico muito bom, essa derrota na estreia não pode nos abalar”, destacou Vieira.

O Paysandu não poderá contar com o volante Mikael, expulso no jogo passado diante do Vitória e que terá de cumprir suspensão automática. Sem o jogador em campo, que ficou fora apenas de cinco partidas desde que chegou ao Papão, a média de gols sofridos pela equipe aumenta. Com Mikael em campo, ela chega a 0,92, mas sem ele a defesa sofre 1,8 gols por jogo mostram os históricos dos confrontos.

No lado potiguar, Erick Varão, que acredita estar vivendo o seu melhor período desde que chegou para o ABC, credita o bom desempenho às orientações passadas por Fernando Marchiori , que vem dando liberdade para ele pisar na área adversária e aparecer com frequência no campo ofensivo. Tanto que volante marcou um dos gols na importante vitória contra o Figueirense, sábado passado, no Frasqueirão. Hoje diante do Paysandu, a expectativa é que seja um confronto dos mais difíceis.

“Nós pensamos que iremos disputar uma verdadeira guerra. São duas equipes que vão a campo dispostas a lutar pela conquista dos três pontos e sabemos que teremos uma tarefa muito complicada pela frente. Porém, dispomos de algumas estratégias e ainda temos um trabalho que vem sendo muito bem desempenhado dentro da competição. Tenho certeza de que se não der para sair com os três pontos, que conseguiremos, pelo menos, somar mais um ponto nessa rodada”, afirmou Varão.

O jogador também considera que a vitória na rodada inicial serviu para dar uma maior tranquilidade ao grupo que irá realizar dois jogos consecutivos fora de Natal. “Ela serviu para aumentar a confiança do grupo de atletas, que sabe bem o potencial que possui e não deseja se curvar a nenhum adversário”, reforçou.

Guilherme Garré está empolgado com o momento da equipe potiguar e também acredita que o ABC tem chance de deixar o estádio da Curuzu comemorando um resultado positivo. Com relação a pressão que vão enfrentar, ele taxa como normal e chama a atenção para o fato de que o elenco abecedista possui muitos jogadores experientes e não vai tremer em hipótese alguma.

“Já atuei pelo Remo e conheço bem a força da torcida do Paysandu, que é muito fanática pelo clube, que empurra o time do início ao fim das partidas. Mas acredito que o ABC possui um grupo muito qualificado, com vários atletas experientes e essa questão da torcida, não irá nos afetar dentro de campo”, salientou Garré.

TN

Nenhum comentário: