19/07/2022

PRESIDENTE UCRANIANO PEDE APOIO DE BOLSONARO A SANÇÕES CONTRA RÚSSIA

Zelensky diz que pediu a Bolsonaro apoio a sanções contra a Rússia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez uma publicação em redes sociais sobre a conversa virtual que teve com o presidente Jair Bolsonaro (PL) hoje. Zelensky disse que pediu ao mandatário brasileiro apoio contra as sanções impostas pela Rússia em decorrência da guerra na Ucrânia.

"Tive uma conversa com o presidente do Brasil. Informei sobre a situação no fronte. Discutimos a importância da retomada da exportação dos grãos ucranianos para prevenir uma crise global de alimentos provocada pela Rússia. Eu pedi para todos os parceiros apoiarem as sanções contra o agressor", escreveu em seu Twitter.

Este foi o primeiro diálogo entre os dois líderes desde o começo da guerra. O presidente brasileiro ainda não se manifestou sobre os pontos tratados na conversa, definidos como "segredo de Estado" por ele mais cedo. Ao confirmar a ligação, Bolsonaro tinha dito que daria "soluções" para Zelensky sobre o conflito.

O presidente brasileiro visitou a Rússia e teve um encontro com Vladimir Putin pouco antes dos ataques que dariam início ao conflito, em 24 de fevereiro. Bolsonaro defendeu que o encontro foi importante para garantir a importação de fertilizantes agrícolas da Rússia ao Brasil, e disse, na semana passada, que negocia a compra de diesel russo.

Desde o início da guerra, o Brasil não impôs sanções contra o país liderado por Vladimir Putin, diferentemente de outros países ocidentais, especialmente os europeus e os Estados Unidos.

Nenhum comentário: