02/07/2022

CIDADE ALVINEGRA: FUTURO PROJETO DO ABC FC - FOTOS

Arquitetando o futuro: Cidade Alvinegra é pensada pela diretoria do ABC

O ABC caminha a passos largos atrás de concretizar mais um grande sonho da massa alvinegra, que é a Cidade Alvinegra. O projeto ainda está numa fase embrionária, mas o clube segue buscando apoios para tornar viável uma tarefa que começou a ser alinhavada ainda na administração de Fernando Suassuna a frente do clube e que o atual presidente Bira Marques, que assumiu após a renúncia do ex-presidente, agora conseguiu transformar numa bandeira. Os torcedores compraram a ideia, a ponto do arquiteto André Felipe de Medeiros Dantas, 29 anos, ter feito no seu trabalho de conclusão de curso (TCC) do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, o projeto do novo Centro de Formação de Atletas e agora começou a conversar com a diretoria sobre a possibilidade de fazer parte da equipe que irá tocar o processo.

Dentro da escala de torcedor fanático do ABC, André Felipe, disse que vinha acompanhando o debate dentro do clube a respeito do assunto e como o projeto inicialmente foi batizado como Escola de Futebol do ABC, como Suassuna determinou, ele decidiu, inicialmente, focar suas atenções para imaginar e depois projetar como poderia ser essa escola. Depois disso veio a fase de pesquisa em torno dos centros de treinamento de outros clubes, no sentido de saber que tipo de ideias poderia trazer para o RN.

“Minha referência acadêmica foi baseada principalmente em dois centros de treinamentos: o do Barcelona e o do São Paulo. Também tirei alguns aspectos do Ninho do Urubu, mas apenas pequenos detalhes para trazer e colocar dentro desse projeto que imaginei ser o CT do ABC”, disse.

O arquiteto ressaltou que uma de suas principais preocupações ao traçar os planos, foi dar origem a um equipamento que garantisse segurança aos jovens que estivessem dentro dele, uma vez que a ideia surgiu logo depois daquele incêndio no Ninho do Urubu.

“Confesso que aquele acidente com as divisões de base do Flamengo me chocou bastante na época. Então resolvi trabalhar o equipamento que teoricamente seria o do ABC com um alto patamar de segurança. Esse centro de treinamento possui decisões arquitetônicas com muita segurança contra incêndio, possui blocos separados, para evitar que o fogo se alastre por muitos compartimentos e bastante área de escape, no sentido de facilitar a fuga em caso de acidente”, reforçou.

André Felipe faz questão de ressaltar que o projeto dele não é o mesmo que foi apresentado pela diretoria do clube ao prefeito de Parnamirim, Rossano Taveira, mas que caiu no gosto do torcedor pelo fato dele ter publicado o seu trabalho de conclusão de curso na internet, quando muitos torcedores tiveram acesso e passaram a espalhar o boato de que aquele seria o projeto final da futura Cidade Alvinegra.

“Quando publiquei o TCC deixei claro que seria apenas o meu projeto de conclusão de curso, mas as imagens passaram a circular em diversos grupos e logo surgiu a ligação com o projeto oficial do ABC. Eu ainda nem conheci o autor do projeto que foi apresentado pelo clube, mas confesso que como torcedor, gostaria de fazer parte da equipe que irá trabalhar nessa parte. Assino qualquer parte que eles permitirem e será uma honra muito grande para mim ter essa oportunidade”, salienta o profissional.

Como a ideia inicial era a construção de uma escola de futebol, que depois passou para um centro de formação e agora se transformou na Cidade Alvinegra, que dá uma amplitude bem maior ao que está por vir, André Felipe foi obrigado a ir atualizando o seu projeto e decidiu tirar proveito dos torcedores que visitaram a sua página para lançar uma pesquisa para saber qual o melhor nome para batizar o projeto e o escolhido foi o de Marinho Chagas.

“Acredito que estaríamos prestando uma grande homenagem a Marinho Chagas, foi uma escolha aberta entre os torcedores no Facebook que votaram em massa no ex-atleta abecedista, que em 1974 foi apontado como o melhor lateral-esquerda do mundo na Copa da Alemanha”, disse.

O projeto desenhado está num processo bastante embrionário, servindo apenas para definir a utilização de alguns tipos de materiais. Para levantar custos ele teria de mergulhar mais fundo, o que é considerado um projeto à parte. Mas a grosso modo o arquiteto garante que já possui definido 90% do material que poderá ser usado na construção do novo espaço alvinegro.

“Como a ideia é fazer um espaço para as divisões de base e com o desejo de tirar a licença de clube formador na CBF, o clube terá a obrigação de construir alguns equipamentos como salas de aula, centro clínico com espaço para psicólogos, dentistas e um clínico. Idealizei um espaço com três módulos, com alojamentos, área de serviços e um espaço para treinamento coberto, além de um campo principal, assim como um centro administrativo. A cidade vai ocupar um espaço de 10 hectares em Parnamirim”, explicou.

Assessor especial da presidência do ABC, Cláudio Porpino que acompanha de perto os trâmites para criação da Cidade Alvinegra, disse que o processo atualmente ainda se encontra metido no meio da burocracia, acompanhando o trâmite das documentações dentro dos órgãos legais, mas que há um desejo enorme do processo começar a ser implementado a partir do próximo ano. Com relação ao arquiteto torcedor alvinegro, ele acredita que a direção irá analisar o trabalho do profissional com muito carinho.

"Quando tivemos conhecimento desse projeto de André Felipe vi logo que ele poderia contribuir com aquele que nós apresentamos à Prefeitura de Parnamirim. Convidamos o profissional para nos detalhar melhor o projeto que ele traçou, gostei muito do que vi e agora vamos buscar marcar um novo encontro com o restante da diretoria, no ABC, e iremos ver de que forma ele poderá contribuir em nosso futuro projeto", destacou Cláudio Porpino.

TN

Nenhum comentário: