05/06/2022

LEMBRANÇA: HÁ 50 ANOS ERA CONSTRUÍDO O CASTELÃO EM NATAL

No aniversário de 50 anos do Machadão, relembre o triste fim do poema de concreto

Se estivesse em pé, o estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado (Machadão) estaria completando hoje 50 anos de inauguração. Arquitetado para ser a principal praça esportiva do RN, o velho estádio não resistiu às exigências do futebol moderno, constante na cartilha da Fifa, acabando por sucumbir às vontades da entidade para que a capital potiguar tivesse condições de abrigar os jogos da primeira fase da Copa de 2014. O projetista da praça esportiva que encantou o público durante décadas, devido às suas linhas curvas, Moacyr Gomes, morreu com a certeza de que não seria necessário destruir a edificação, bastava apenas realizar um projeto de reforma e adequação do estádio, que custaria bem menos ao erário público.

Lembrando da empreitada que terminou transformando um sonho dos desportistas potiguares em algo concreto, Moacyr Gomes revelou que o Machadão, na verdade, foi o projeto de conclusão do curso dele, um fato inédito.

“Foi o seguinte. No segundo ano da faculdade, eu fui aluno do professor Pedro Paulo Bernardes, que era um dos arquitetos do grupo do Maracanã. Estávamos em 49, a poucos meses da Copa de 50. O Maracanã estava com o cronograma atrasado e, por isso, estava fechado a estranhos. Então, numa das aulas, pedi ao professor que me facilitasse o acesso, e ele gentilmente me atendeu. Resumindo, terminando o curso, me encontro com ele, que me reconheceu, e sugeriu para meu trabalho de conclusão e despedida o projeto de um complexo esportivo completo, recomendando ainda que, de preferência, este fosse voltado para a minha cidade”, afirmou.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

Nenhum comentário: