20/06/2022

DECISÃO DE MENDONÇA SOBRE ICMS DO DIESEL DEIXA PARTE DO STF COM 'RAIVINHA'

Parte do STF critica decisão de Mendonça sobre ICMS do diesel

Uma ala do Supremo Tribunal Federal (STF) criticou a decisão do ministro André Mendonça, que, na prática, obriga os Estados a reduzir ICMS sobre diesel. Também foi mal recebido o fato de ele cobrar informações sobre a política de preços da Petrobras.

Para um ministro, Mendonça “ampliou” o objeto da ação, ao dar cinco dias para que a estatal encaminhe documentos e atos internos em que foram discutidas e estabelecidas as balizas para formação dos preços nos últimos 60 meses.

Um magistrado apontou ainda que a Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com nova ação no STF sobre o tema e que, “não surpreendentemente”, o órgão, que representa o presidente Jair Bolsonaro (PL), solicitou a distribuição da ação, por prevenção, a Mendonça. O processo, no entanto, foi distribuído por sorteio ao ministro Gilmar Mendes.

A avaliação de parte da Corte é que a decisão de Mendonça extrapolou o pedido inicial e que a discussão sobre se as alíquotas do ICMS dos combustíveis devem ser uniformes em todo país deveria ser feita na ação relatada por Gilmar.

Na quarta-feira (15), em um despacho, o ministro já havia dado cinco dias para a AGU e a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestarem sobre o tema e apontado que a discussão seria realizada em plenário. A decisão monocrática de Mendonça ainda não tem data para ser analisada pelo colegiado.

Valor

Nenhum comentário: