19/03/2022

VESTINDO CORES DA UCRÂNIA COSMONAUTAS RUSSOS EMBARCAM EM ESPAÇONAVE

Cosmonautas russos embarcam em espaçonave vestindo cores da Ucrânia

Três cosmonautas russos chegaram à Estação Espacial Internacional vestindo roupas amarelas com detalhes em azul, cores da bandeira da Ucrânia. Oleg Artemyev, Denis Matveyev e Sergey Korsakov decolaram com sucesso da instalação de lançamento de Baikonur, no Cazaquistão (alugada pela Rússia), na espaçonave Soyuz MS-21 na sexta-feira , às 20h55, horário local.

Mesmo com a bandeira russa ostentada no peito e nos ombros do uniforme, a peça era predominantemente amarela com detalhes azuis. A utilização das cores da Ucrânia tem sido recorrente nos manifestos de solidariedade ao país, atacado pela Rússia em 24 de fevereiro.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a escolha do uniforme para o registro ocorreu às pressas, pouco antes da chegada à estação (ISS, International Space Station). Cada tripulação tinha o direito de escolher as cores do seu próprio traje.

— Chegou a nossa vez de escolher uma cor. Mas, na verdade, acumulamos muito material amarelo e precisávamos usá-lo — justificou Artemyev assim que eles puderam conversar por vídeo com a família, confirmando que cada equipe escolheu a sua roupa.

Eles são os primeiros russos a chegarem à estação desde o início do conflito entre os dois países. Outros dois russos, três americanos e um alemão aguardavam o trio na estação.

No dia 30 de março, o astronauta americano Mark Vande Hei deverá deixar a Estação Espacial Internacional na companhia de dois colegas russos, após 340 dias em órbita. A cápsula Soyuz aterrissará no Cazaquistão.

Nenhum comentário: