03/03/2022

RECIFE: PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL ENTRAM EM GREVE EXIGINDO REAJUSTE DO PISO DO MAGISTÉRIO

Professores da rede municipal do Recife entram em greve para exigir reajuste do piso do magistério

Para cobrar o reajuste do piso salarial do magistério, professores da rede municipal do Recife - são cerca de 5 mil - vão deflagrar greve a partir da próxima segunda-feira (07). Prometem suspender aulas e atividades em creches e escolas da rede onde estudam aproximadamente 95 mil alunos. A decisão pela paralisação foi tomada durante assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (03).

Segundo o sindicato docente, o Simpere, a prefeitura ofereceu 13,06% de reajuste em mesa de negociação. Mas os profissionais só aceitam o aumento de 33,23%, o que dá um piso no valor de R$ 3.845,34. Em Pernambuco, o governo estadual vai conceder aumento de 35%, acima do piso, a partir de junho para docentes não estão no início de carreira. Para os mestres que estão no começo da vida profissional, o reajuste é retroativo a janeiro deste ano.

"A luta pelo piso é justa, pois trata-se do cumprimento de uma lei que visa a valorização profissional de professoras e professores. Entramos em greve em defesa dos 33,23% com rebatimento na carreira", diz a coordenadora geral do Simpere, Jaqueline Dornelas. A rede municipal do Recife conta com 325 escolas e creches.

Cerca de 1.500 professores participaram da assembleia, realizada no Teatro Boa Vista, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. Depois a categoria saiu em passeata até a Avenida Agamenon Magalhães. O ato foi encerrado na Praça do Derby.

Resposta da Prefeitura do Recife

As negociações para o reajuste dos professores estavam em curso e a Prefeitura do Recife ratifica sua disposição ao diálogo. O Executivo Municipal vem trabalhando para garantir que todo o corpo docente tenha a garantia de receber o piso salarial, valor abaixo do qual nenhum professor pode receber. Também está em negociação a definição do percentual de reajuste salarial para toda a categoria de professores, que recebe sempre uma atenção especial da gestão municipal.

A proposta oferecida pela Prefeitura é de 13,06%, que corresponde à inflação de 2021 acrescida 3% de ganho real, e é colocado na mesa de negociação com a garantia de que nenhum professor receberá abaixo do piso que, nesse caso, seria de R$ 3.846,00. Para tanto, a Prefeitura considera ainda a aplicação do reajuste com efeito retroativo a janeiro deste ano.

Importante ressaltar que qualquer decisão acordada e aprovada dependerá da manutenção do equilíbrio fiscal do Município, de modo a não comprometer os limites fiscais e orçamentários, respeitando, assim, a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Sobre a deflagração de greve, a gestão municipal diz que recebeu com surpresa a informação, uma vez que estava em diálogo nas mesas de negociações com a categoria e lamenta que o sindicato tenha decidido, em assembleia realizada nesta quinta-feira (3), a interrupção das negociações.

A Prefeitura lamenta também que a decisão pela greve causará grandes prejuízos aos estudantes e suas famílias, uma vez que estes já foram bastante prejudicados pela pandemia da Covid-19. A gestão diz ainda que neste momento o maior objetivo é apoiar os estudantes e garantir seu direito à aprendizagem com a indispensável colaboração dos professores.

Nenhum comentário: