05/03/2022

CONCURSO PARA O EXÉRCITO BRASILEIRO - VEJA REQUESITOS (EDITAL)

Exército brasileiro divulga concurso com 1,1 mil vagas

O Exército Brasileiro publicou edital no Diário Oficial da União (DOU) de um concurso público para a seleção de 1,1 mil profissionais para as mais diversas áreas. As inscrições terão início na próxima segunda-feira (7) e a taxa de inscrição será de R$ 95. O documento prevê uma série de requisitos para a seleção em caso de aprovação, entre eles altura mínima e ter entre 17 e 26 anos para áreas específicas do certame.

Serão 1005 vagas para a área geral, sendo 900 para homens e 105 para mulheres. As qualificações de atuação serão Infantaria; Cavalaria; Artilharia; Engenharia; Comunicações; Material Bélico - Manutenção de Viatura Auto; Material Bélico - Manutenção de Armamento; Material Bélico - Mecânico Operador; Material Bélico - Manutenção de Viatura Blindada; Manutenção de Comunicações; Topografia; Intendência e Aviação - Manutenção.

Já para a área de "músico", serão selecionados profissionais para as funções de Clarineta em MIB/Clarineta em SIB (6); Saxhorne Barítono em SIB/Saxhorne Baixo em SIB (1); Saxofone em MIB/Saxofone em SIB (3); Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda (3); Trombone Tenor em SIB (de vara)/ Trombone Baixo em SIB (de vara) (10); Trompete em MIB/SIB - Cornetim em SIB / Flueglhorne em SIB (12); Tuba em MIB/Tuba em SIB (5). Por fim, 55 serão selecionados na área de saúde.

Exigências

Para participar, é necessário que os interessados cumpram algumas exigências, tais como ser brasileiro, possuir ensino médio completo; no caso da área da Saúde, ter concluído o curso técnico em enfermagem ou curso superior em enfermagem; ter entre 17 e 26 anos completos; possuir altura mínima de 1,60m para os candidatos do sexo masculino e 1,55m para as candidatas do sexo feminino; não ter filho ou dependente; não ser casado ou ter constituído união estável e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, se for o caso.

Inscrições

Para participar, os interessados devem se inscrever no período de 7 de março de 2022 a 5 de abril de 2022, exclusivamente via internet por meio do site da exclusivamente via internet, por meio do site da Escola de Sargentos das Armas. Vale ressaltar que, o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 95,00 deve ser efetuado até o dia estipulado no boleto. No entanto, os candidatos que se enquadram nos critérios especificados no edital podem solicitar a isenção da taxa no período de 7 a 9 de março de 2022.

Como forma de classificação, os candidatos serão selecionados mediante exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizado por todos os candidatos. Já a segunda etapa constará com inspeção de saúde, exame de aptidão física, exame de habilitação musical, comprovação dos requisitos para a matrícula, heteroidentificação e exame psicológico, sendo todas as fases de caráter eliminatório.

Vale ressaltar que o exame intelectual está previsto para ser realizada no dia 4 de setembro de 2022, em uma das Organizações Militares Sede, conforme consta no anexo do edital. No primeiro dia, o conteúdo programático será composto por português, redação, física e química, enquanto que o segundo dia contará com questões de matemática, português, historia, geografia, inglês e conhecimentos específicos.

Nenhum comentário: