02/03/2022

APELO DRAMÁTICO DO PRESIDENTE DA UCRÂNIA AO PARLAMENTO EUROPEU

Presidente da Ucrânia faz apelo dramático ao Parlamento

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta terça-feira (1°), diante do Parlamento, que os compatriotas são iguais aos cidadãos do continente europeu. Ele solicitou que as instituições garantam o apoio em meio à invasão da Rússia ao país vizinho.

Zelensky pediu à União Europeia que prove que está do lado da Ucrânia em sua defesa contra a Rússia.

– Sem vocês, a Ucrânia estará sozinha. Demonstramos nossa força, demonstramos que somos iguais a vocês. Demonstrem que estão conosco, que não nos deixaram de lado. Provem que vocês são realmente europeus, e então a vida vencerá a morte e a luz vencerá as trevas. Glória para a Ucrânia – disse o chefe de Estado, por videoconferência, diante do plenário do Europarlamento.

Zelesnky foi recebido com uma longa ovação na Casa Legislativa da União Europeia (UE) e em meio a ornamentos com as cores da bandeira ucraniana.

– A opção europeia da Ucrânia é a nossa opção, é para onde nos dirigimos. Quero ouvir de vocês em relação à Ucrânia, em relação aos cidadãos ucranianos, que a opção da Ucrânia é em direção à Europa – disse Zelesnky.

O presidente afirmou estar satisfeito por estar vendo “unidos todos os países da UE”, diante da perspectiva da Ucrânia de entrar no bloco, no futuro. Embora, tenha lamentado que o preço a pagar por esse consenso tenha sido “milhares de mortos, duas revoluções, uma guerra e cinco dias de invasão total da Rússia”.

– Estamos dando pelos valores, pela liberdade que vocês têm. Estamos falando na encruzilhada de nossos melhores cidadãos, os mais fortes, os mais valorosos. Os ucranianos devem se sentir valorizados – falou Zelensky.

O discurso em tom de súplica do líder ucraniano ocorre um dia após ele requerer oficialmente a adesão de seu país ao bloco.

Nenhum comentário: