21/02/2022

'SOU SOCIALISTA DESDE OS DEZ ANOS' - DIZ DONA DO MAGAZINE LUIZA - INTERNAUTAS NÃO PERDOAM

Dona da Magazine Luiza, Luiza Trajano diz ser socialista ‘desde os 10 anos’ e internautas criticam a fala

A empresária Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza, disse que ser “socialista desde os dez anos de idade”, a favor das cotas e feminista.

“Se ser feminista é ser a favor da igualdade entre homens e mulheres, sou sim”, declarou a empresária, em entrevista ao UOL. “Mas temos que tomar cuidado com as palavras. Por exemplo, o termo socialismo. Um dia desses me definiram como uma ‘empresária socialista’. Olha, se socialista é quem é a favor da igualdade social, sou socialista desde os 10 anos.”

Na sequência, ao ser questionada sobre “seu lado socialista”, a empresária detalhou: “Nesse sentido, sou completamente a favor das cotas, por exemplo, como um processo transitório para acertar desigualdades, tanto em relação aos negros, quanto às pessoas com deficiências, às mulheres. Essa é uma posição transitória”, respondeu. “Se houve uma escravidão de quase 400 anos, com uma abolição que não existiu e que deixou marcas terríveis na nossa sociedade, é preciso oferecer oportunidades. Senão, não tem jeito. E muitos dos processos históricos do nosso país tornaram-se crenças limitantes, das quais temos que nos libertar.”

Luiza disse ainda não estar disponível para se eleger a nenhum cargo da política partidária, mas admite: “Sou uma política desde menina.”

As declarações da empresária repercutiram nas redes sociais:

Processo seletivo para negros

Em 2020, o Magazine Luiza abriu um processo seletivo de trainee somente para candidatos negros. Na ocasião em que o programa foi divulgado, a empresa informou que o objetivo era “trazer mais diversidade racial para os cargos de liderança da companhia, recrutando universitários e recém-formados de todo Brasil, no início da vida profissional”.

No entanto, o assunto dividiu opiniões e a empresa foi acusada de praticar “racismo reverso” contra brancos.

Revista Oeste

Nenhum comentário: