02/01/2022

FÁTIMA BEZERRA QUER DEPUTADO EZEQUIEL 'JUNTO COM ELA' NO SEU PALANQUE

“Queremos Ezequiel Ferreira junto conosco”, afirma Fátima Bezerra

A governadora Fátima Bezerra (PT) quer contar com o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), no seu palanque em 2022. Se possível, repetir a aliança vitoriosa que se formou nas eleições 2018.

Em entrevista ao “Cafezinho com César Santos”, que será publicada na edição especial deste sábado, 1º de janeiro, a governadora afirma que, se depender dela, Ezequiel continuará no projeto construído nas eleições passadas. “Eu quero demais que ele permaneça conosco. Nós queremos Ezequiel junto conosco, que ele possa permanecer em 2022”, afirma. “Nós temos uma relação muito respeitosa no plano institucional. O presidente Ezequiel integra o governo, ele participa do governo, tanto do ponto de vista político como administrativo”, reforça.

A governadora, porém, admite que existem dificuldades dentro do PSDB que podem comprometer a aliança com o presidente da Assembleia Legislativa. Ela aponta que a sigla tucana está dividida desde as eleições de 2018 e essa divisão persiste. “Uma parte liderada por Ezequiel veio nos apoiar no segundo turno; outra parte não nos apoiou e continua fazendo oposição ao nosso governo”, lembra. “Mas, esse é um assunto de caráter interno do PSDB, cabe a eles resolverem, no entanto, reafirmamos que queremos, sim, o deputado Ezequiel e o PSDB juntos conosco nas eleições 2022.”

Fátima Bezerra é consciente que não será fácil uma composição com o PSDB e o seu presidente estadual, isso porque o próprio Ezequiel tem afirmado simpatia ao projeto político-eleitoral do ministro Rogério Marinho (PL), do Desenvolvimento Regional, que faz oposição aberta ao PT e ao governo estadual. Ezequiel já declarou apoio à pré-candidatura do ministro do presidente Bolsonaro (PL) ao Senado da República, o que é incompatível com o projeto da governadora Fátima Bezerra.

Há resistência de deputados estaduais tucanos, como Gustavo Carvalho e Tomba Farias, que não admitem aliança com a governadora. Os parlamentares fazem oposição radical, inclusive, Gustavo foi o articulador da Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI da Covid, contra o governo estadual.

Ezequiel Ferreira ainda não se posicionou em relação à disputa pelo Governo do RN. O seu silêncio provoca especulações, a principal delas é que ele pode colocar o próprio nome à sucessão estadual. A possibilidade ganhou força na reta final deste ano, quando ele passou a visitar regiões do interior do estado com o projeto “Assembleia e Você”. Esse projeto leva atendimentos e ações gratuitas nas áreas sociais, de educação, cultural, saúde e cidadania para todas as regiões do Estado. Com ele, Ezequiel tem se aproximado mais das pessoas e dialogado mais com lideranças regionais.

Ezequiel, nesse momento, é um poço de incerteza, bem diferente da vontade de Fátima Bezerra de tê-lo no palanque 2022: “Queremos muito ele junto conosco no nosso projeto.”

Prioridade do PT é a reeleição da governadora Fátima Bezerra

A preferência maior do PT nas eleições 2022 é o projeto em nível de Executivo e o Rio Grande do Norte tem uma importância maior porque é o único lugar do País onde o partido terá candidatura à reeleição para o Governo do Estado. Por isso, o PT vai trabalhar a formação de aliança priorizando a renovação do mandato da governadora Fátima Bezerra.

O partido está aberto ao diálogo, inclusive, com o PDT do pré-candidato a governador Carlos Eduardo. A possibilidade de aliança existe. Uma das possibilidades seria o pedetista compor chapa com o PT como candidato a senador. É a mesma posição desejada pelo MDB dos Alves, que gostaria de compor chapa com a governadora Fátima tendo o ex-senador e ex-governador Garibaldi Filho ocupando a vaga ao Senado.

As especulações reduzem o projeto de reeleição do senador Jean Paul Prates (PT). Sobre isso, Fátima Bezerra disse que “é extremamente legítimo” o petista pleitear o direito de concorrer à reeleição, mas ressaltou que tudo vai depender das composições que o partido construirá em 2022.

“Eu tenho um carinho e respeito muito grande pelo senador Jean Paul, além de companheiro, nós somos amigos. É um grande quadro, um senador muito preparado, vem fazendo um trabalho com seriedade, com qualidade. Ele está pleiteando a reeleição, isso é extremamente legítimo. Agora, as definições de como vai ser a nossa composição só serão definidas em 2022, talvez lá pra março. É evidente que não podemos deixar de dizer que a prioridade maior é o projeto a nível do executivo. O próprio presidente Lula tem colocado que o RN é o único lugar aonde o PT vai para reeleição, e isso será levado em conta”, disse a governadora.

Fátima Bezerra garantiu que a discussão será feita com sensibilidade política, respeitando o projeto maior do partido e com a participação de todos. “Não vai ser a governadora sozinha quem vai decidir. Nem o PT sozinho que vai decidir. Se a gente trabalha com a ideia de uma frente, a discussão será feita pelo conjunto dos partidos que integrarão essa aliança.”

DeFato

Nenhum comentário: