15/01/2022

EM APENAS 14 DIAS CHUVAS NO RN ATINGEM MÉDIA DE JANEIRO

Chuvas no RN atingem média de janeiro em apenas 14 dias

Em todo o Rio Grande do Norte já choveu 57.9 milímetros nas duas primeiras semanas do ano, quase o esperado para todo o mês de janeiro (60.3 ). A média inclui o volume de todos os municípios juntos. Na região Oeste as chuvas têm sido mais intensas e já estão acima do esperado para todo o mês com mais de 78 milímetros. A previsão é de que o até abril chova dentro da normalidade ou acima do esperado no RN.

Mesmo a quadra chuvosa do semi-árido ocorrendo somente a partir de março, o mês de janeiro de 2022 vem registrando bons volumes de chuva e boa distribuição em todas as regiões. A justificativa está na Zona de Convergência Intertropical, que está atuando no estado e trazendo condições favoráveis para chuvas. Nesta semana, a rede de monitoramento meteorológico do RN, que conta com 291 estações, sendo 15 plataformas de coleta de dados (PCD), 99 pluviômetros automáticos e 177 pluviômetros manuais, registrou chuvas em todas as regiões Estado com 62 municípios com chuvas normais, 37 acima do normal, 8 chuvosos, 29 secos e 7 muito secos.

Até esta sexta-feira (14), em 24 municípios o índice pluviométrico já supera os 100 milímetros, segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

TN

Nenhum comentário: