15/12/2021

VACINA CONTRA COVID: NATAL LEVARÁ POSTOS VOLANTES PARA AS FEIRAS LIVRES

Feiras livres de Natal terão postos volantes de vacinação contra a Covid a partir desta quarta (15)

A Secretaria Municipal de Saúde vai montar postos volantes da vacinação contra a Covid-19 nas feiras livres de Natal. A iniciativa tem a parceria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e será colocada em prática a partir desta quarta-feira (15), na Feira do Carrasco, no bairro das Quintas.

O ponto de imunização vai funcionar das 7h30 às 12h, com aplicação da primeira, segunda e terceira dose da vacina.

De acordo com a SMS, no domingo (18) será a vez da feira da Cidade da Esperança. Novos pontos serão anunciados em breve.

Qualquer morador de Natal pode receber o imunizante desde que esteja apto nos prazos exigidos e apresente a documentação necessária.

"A gente continua fazendo esse chamamento para que as pessoas possam concluir seu esquema vacinal com a segunda dose e tomar a dose de reforço quando estiver no prazo", convocou George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.

Vacinação em Natal

Primeira dose
Pessoas com 12 anos e mais.

Segunda dose
Coronavac

Podem se vacinar as pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac.

Oxford

Podem receber a aplicação da D2 da Oxford quem se vacinou até o dia 20 de setembro.

Grávidas que tomaram a D1 de Oxford: As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer.

Pfizer

A segunda dose da Pfizer está disponível para quem tomou a primeira dose há 21 dias.

Janssen

A dose de reforço da Janssen pode ser aplicada com 02 meses de intervalo utilizando o imunizante Pfizer, para qualquer morador de Natal.

Gestantes que anteriormente tenham se imunizado com a Janssen, se estiverem no intervalo de 5 meses após aplicação da dose única, podem buscar um ponto vacinal para receber o reforço com a Pfizer.

Terceira dose

Estão aptos a receber a terceira dose: população em geral com 18 anos e mais (há quatro meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de Coronavac, Oxford e Pfizer) e população com 70 anos e mais (há quatro meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de Coronavac, Oxford e Pfizer).

Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico dentro das categorias: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; 

Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune ou pacientes com hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Nenhum comentário: