19/12/2021

COVID MATOU MAIS CRIANÇAS NO PAÍS QUE DOENÇAS COM VACINA EM 15 ANOS

Covid matou mais crianças

Desde o início da pandemia, 1.148 crianças de 0 a 9 anos morreram de covid-19 no país. Apesar de representar apenas 0,18% dos óbitos pela doença, o número supera o total de mortes por doenças previníveis com vacinação ocorridas entre 2006 e 2020 no país e explicam o porquê da pressa dos médicos em iniciar a vacinação infantil.

Em 2020, a tuberculose e o sarampo foram as principais causas das 30 mortes registradas nessa faixa etária de doenças imunopreviníveis: Tuberculose do sistema nervoso – 10 Sarampo – 10 Coqueluche – 4 Meningite por Haemophilus – 3 Tuberculose miliar – 2 Hepatite aguda B – 1 Por conta dos bons resultados da vacina contra a covid-19 aplicada em crianças pelo mundo, a aprovação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na quinta-feira, para o uso do imunizante da Pfizer para menores de 5 a 11 anos foi comemorada por especialistas e sociedades científicas médicas.

Entretanto, a decisão teve reações negativas de pessoas que criticam vacinas, como o presidente Jair Bolsonaro, que se enfureceu ao saber da aprovação e ainda prometeu, em live em suas redes sociais, divulgar os nomes dos diretores do órgão que aprovaram a uso da Pfizer para crianças. Em nota, a Anvisa repudiou a ameaça e reforçou que suas medidas se baseiam apenas em evidências científicas. Covid matou mais crianças no país que doenças com vacina em 15 anos.

Uol

Nenhum comentário: