13/11/2021

VOCÊ SABE O QUE É NOMOFOBIA? - SE VOCÊ TEM UM CELULAR LEIA ESSA MATÉRIA

O que é nomofobia? 

Celular para trabalhar, conversar, paquerar, se informar, se exibir, existir. O aparelho ocupa um lugar cada vez mais importante no cotidiano social, a ponto de muita gente não cogitar largar dele nem por um minuto. O uso abusivo dos smartphones pode gerar transtornos psíquicos, como ansiedade e, posteriormente, depressão. O transtorno já tem até um nome: nomofobia, medo de ficar sem o celular. Segundo uma pesquisa publicada pela plataforma de mídia Digital Turbine, 20% dos brasileiros não ficam mais de 30 minutos longe do celular. Eis uma notificação de alerta. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE ouviu potiguares que relatam o que ocorre quando ficam muito tempo longe do smartphone.

A dependência digital é uma síndrome moderna que acompanha as comodidades que a tecnologia proporciona. O estudo da Digital Turbine também apontou que 92% dos brasileiros fazem compras pelo celular, e que desse percentual, 30% passaram a comprar ainda mais pelo aparelho móvel após o início da pandemia. Para complementar, um levantamento do Google mostrou que 73% dos brasileiros não saem de casa sem seus dispositivos.

A tecnologia está aí para servir, o que precisa ser visto é a maneira como as pessoas se relacionam com ela. A psicóloga Taciana Chiquetti afirma que é possível evitar a acomodação pela tecnologia quando se tem a compreensão que ela faz parte da vida, mas não de 100% dela. “Não é saudável ficar condicionado a uma máquina. Precisamos nos exercitar, comer bem, interagir com familiares, amigos, colegas de trabalho. Os humanos são seres de afeto, nós precisamos desses contatos”, diz.

Clique no link abaixo e veja toda matéria:

Nenhum comentário: