27/11/2021

LIBERTADORES: TEM DECISÃO NESTE SÁBADO (27) - PALMEIRAS X FLAMENGO / FLAMENGO X PALMEIRAS

Flamengo tem os números a seu favor

Flamengo e Palmeiras entram em campo neste sábado (27), às 17h (de Brasília), no Estádio Centenário de Montevidéu, no Uruguai. Quem vencer, se juntará ao seleto grupo dos brasileiros tricampeões da América, que já conta com São Paulo, Santos e Grêmio.

O time carioca nunca perdeu uma decisão dessa competição. Já os paulistas têm mais derrotas que vitórias. De cinco finais, o Alviverde venceu duas e perdeu três, e tem no jogo contra o Rubro-Negro a chance de empatar os títulos com os vice-campeonatos, mas vê caminho difícil pela frente, já que o Flamengo nunca perdeu uma final de Libertadores: foram duas finais e dois títulos, em 1981, sobre o Cobreloa-CHI, e em 2019, sobre o River Plate-ARG.

Com mais participações que o Flamengo, o Palmeiras tem mais jogos, vitórias, empates, derrotas e gols marcados que o rival na competição. Mas se o palmeirense quer se apegar ao retrospecto histórico, o torcedor rubro-negro tem no atual time motivos para confiar de que irá erguer a copa. Isso porque, em 12 jogos da competição em 2021, o clube tem uma vitória a mais, além de ataque melhor que do clube paulista.

A última final entre Flamengo e Palmeiras foi pela Supercopa do Brasil, quando a equipe do Rio de Janeiro se sagrou campeã no início da temporada 2021 ao bater o rival nos pênaltis, depois de empate em 2 a 2 no tempo normal com gols de Gabigol e Arrascaeta pelo Mengão, e dois de Raphael Veiga, para os paulistas.

Em entrevista coletiva, realizada nesta sexta-feira, 26, antes da grande final da Libertadores, o técnico do Palmeiras abriu o jogo sobre o retrospecto recente do seu time para o Flamengo e fez questão de dizer que isso pouco interfere para a partida deste sábado, 27, em Montevidéu.

"Apesar de já não ganhar há mais de quatro anos (do Flamengo) temos uma oportunidade de fazer isto amanhã. Minha história no Palmeiras tem sido fazer história com estes jogadores aqui e agora", afirmou durante a coletiva. Seguindo o que disse Abel Ferreira, o treinador não se importa com o favoritismo e sim em fazer história pelo Verdão.

"A história é rica, faz parte do passado, mas quem vive de história é museu. Os detalhes do plano não vão dizer, porque são os segredos da profissão. Esta equipe já provou que com estes jogadores pode escrever a história (...) Eu vejo as coisas de forma pragmática. O favoritismo é para vocês. Nós temos um propósito: ganhar a partida. Este é meu foco, o resto deixo para vocês", seguiu.

Muitos torcedores do Palmeiras apostam na tática de Abel Ferreira para surpreender o Flamengo e levar o bicampeonato da América. No entanto, o treinador minimizou a tática e apontou para outros fatores que podem ser determinantes para decidir quem será o campeão da Libertadores de 2021.

"A tática é 30% do jogo. Os outros 70% vem da capacidade de lidar com momentos de tensão. E quando penso neles me vem gratidão, de agradecer por estar aqui. Estou grato por estar aqui. O resultado é consequência do que fizermos em campo", completou.

FLAMENGO

Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Com o provável retorno do uruguaio, o quarteto ofensivo que encanta o torcedor rubro-negro estará à disposição para a final da Libertadores. Então, além dos números do confronto direto, o time paulista precisa se preocupar com os números desses quatro, quando jogam juntos.

São 44 vitórias, 12 empates e apenas nove derrotas, com um aproveitamento de 74%. Nessas partidas com o ataque completo, a média de gols do Flamengo chega a 2,35 gols por jogo, enquanto sem um dos quatro como titular é de 1,88.

O aproveitamento sem uma peça do quarteto também cai. Ao todo, são 149 jogos desfalcado de pelo menos um deles, com 94 vitórias, 32 empates e 23 derrotas, caindo de 74% para 70%. Além disso, os quatro são responsáveis por 236 gols dos 433 marcados pelo Flamengo nas últimas três temporadas, cerca de 54% das bolas na rede no período.

Contra o Palmeiras, adversário da final da Libertadores neste sábado, o Flamengo nunca perdeu com os quatro em campo. Inclusive, a junção dos jogadores foi decisiva na virada de chave no retrospecto contra o Verdão.

Nenhum comentário: