03/09/2021

SERVIDORAS ENVOLVIDAS EM OPERAÇÃO DA SESAP SÃO EXONERADAS PELO GOVERNO DO RN

Governo do RN exonera servidoras investigadas em operação na Sesap

O governo do Rio Grande do Norte exonerou a secretária-adjunta da Saúde, Maura Vanessa Sobreira, e a coordenadora de Atenção à Saúde (CAS), Gilsandra de Lira Fernandes, nesta sexta-feira (3). As duas são investigadas na Operação Lectus, destinada a apurar fraudes em dispensas de licitações, peculato, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro na Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap). A exoneração foi oficializada através de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

Antes, as duas tinham sido afastadas cautelarmente dos cargos. Ambas ainda respondem no processo da operação. Em caso de condenação, as suspeitas pelas fraudes poderão cumprir penas superiores a dez anos de reclusão.

Na mesma edição do DOE, o governo estadual tembém nomeou a nova secretária adjunta de Saúde. Será Lyane Ramalho Cortez, que ocupava o cargo de subsecretária de Gestão das Regiões e Redes de Atenção.

Operação

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou na do dia 25 de agosto, a Operação Lectus, destinada a apurar fraudes em dispensas de licitações, peculato, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro. Na capital, os agentes da PF e da CGU/RN estiveram na sede da Sesap, no bairro de Cidade Alta, por cerca de cinco horas para cumprimento dos mandados de busca e apreensão e das medidas de afastamento. Ao todo, foram oito mandados no RN, em Natal e Mossoró, e dois na Paraíba, nas cidades de João Pessoa e Bayeux.

Segundo os agentes, o ponto de partida da operação foi um inquérito policial instaurado em setembro de 2020, com base em auditoria da CGU. Ainda de acordo com a Polícia Federal, a partir da apuração inicial, que também contou com o apoio da Receita Federal, foi identificada a existência de uma associação criminosa, que direcionou duas contratações de leitos de terapia intensiva na unidade da PM e no Hospital João Machado. Para os investigadores, o objetivo era desviar recursos públicos federais destinados ao RN para o combate à pandemia.

No dia da Operação Lectus, a Sesap afirmou por nota que está contribuindo com todas as informações solicitadas. “A Sesap aguarda os próximos passos e reforça que segue apoiando todo e qualquer procedimento de apuração promovido pelos órgãos públicos de controle, prezando sempre pelo bom trato do dinheiro público e pela saúde dos potiguares”, informou a Secretaria de Saúde.

TN

Nenhum comentário: