23/08/2021

TALIBÂ PODE ESTAR COM AVIÃO BRASILEIRO

Avião brasileiro pode estar nas mãos do Talibã

Uma foto que está circulando nas redes sociais mostra militares do grupo extremista Talibã a frente de um avião A-29 Super Tucano, modelo de caça mais avançado fabricado no Brasil até hoje. A imagem seria na base aérea de Mazar-i-Sharif.

Isto se deu, provavelmente, porque, apesar de a Embraer fabricar parte das peças em São Paulo, a montagem destas aeronaves é finalizada nos Estados Unidos. Por causa dessa parceria, o avião pode entrar nos programas militares dos Estados Unidos, inclusive no Afeganistão.

Os Super Tucanos começaram a chegar no Afeganistão em 2017, momento em que já eram utilizados também pelo exército afegão. Embora não sejam muito velozes, com velocidade máxima de 593 km/h, esse modelos se diferenciam por serem aviões leves, com cerca de 3.200 kg vazio, de ataque para bombardeios estratégicos, com custo de hora de vôo pequeno, em média US$ 1mil, e capacidade de pousar e decolar em pistas curtas, tendo um distância de decolagem de 900 metros.

A dúvida que permanece é se o Talibã vai ter capacidade para operar o Super Tucano ou até mesmo para fazer a manutenção que o aparelho exige.

Globo News.

Nenhum comentário: