22/08/2021

EUA: PREÇO DE CARRO USADO AUMENTA EM 42% COM DISPARADA DA INFLAÇÃO

Inflação nos Estados Unidos dispara: “carro usado subiu 42%”

The Wall Street Journal- Os Estados Unidos gostam de ser excepcionais, mas muito excepcionalismo quando se trata de inflação está começando a causar preocupação. Um olhar mais atento aos dados sugere que os investidores podem manter a calma.

Na última quarta-feira (18), números oficiais confirmaram que o índice harmonizado de preços ao consumidor na zona do euro subiu 2,2% em julho em relação ao ano anterior. Isso marcou uma aceleração em relação a junho, quando a inflação foi de 1,9%. Mas excluindo os preços de energia, alimentos, álcool e tabaco para ver o que é apelidado de “núcleo” da inflação, o índice subiu apenas 0,7%, ante 0,9% no mês anterior.

O que é surpreendente não é a inflação sendo muito forte na zona do euro, mas sim muito fraca em relação aos EUA, onde o crescimento do IPC atingiu 5,4% em julho, com o núcleo da inflação em 4,3%.

Surpreendentemente, a inflação na área do euro não é muito forte, mas muito fraca em relação aos Estados Unidos, onde o crescimento do IPC atingiu 5,4% em julho e o núcleo da inflação atingiu 4,3%.

O que é surpreendente não é a inflação sendo muito forte na zona do euro, mas sim muito fraca em relação aos EUA, onde o crescimento do IPC atingiu 5,4% em julho, com o núcleo da inflação em 4,3%.

As autoridades argumentam que a inflação hoje está apenas temporariamente mais alta, já que os preços globais se recuperaram do vale pandêmico e as empresas estão superando os gargalos de oferta. Ainda assim, se for muito maior nos Estados Unidos, isso não significa que a política fiscal e monetária excessiva está impulsionando a economia – porque a realocação para as famílias não é tão generosa na Europa – e no Federal Reserve. O Fed pode causar uma reação de demora perigosa? Alguns economistas proeminentes pensam assim.

No entanto, quando comparados com os dados dos EUA, os números de quarta-feira mostram que mais da metade da diferença de 3,2 pontos percentuais entre os números da inflação no Atlântico pode ser explicada por dois fatores.

Primeiro, os americanos dependem de carros usados. Os carros usados ​​representam 3,5% da cesta de consumo, enquanto os europeus representam 1,1%. As montadoras estão tendo problemas de produção devido à escassez de microchips. Na Europa, os consumidores estão atrasando a compra de carros. Nos Estados Unidos, aumentamos o preço dos carros usados ​​em 42%.

Gazeta do Brasil

Nenhum comentário: