24/08/2021

AFEGANISTÃO: DENÚNCIA - MULHER 'COZINHA MAL' E O TALIBÃ ATEA FOGO EM SEU CORPO

Talibã ateou fogo em mulher por “cozinhar mal”, denuncia afegã

Combatentes do Talibã atearam fogo em uma mulher acusada de “cozinhar mal” para eles, segundo relata a ativista e ex-juíza afegã Najla Ayoubi. Em entrevista a emissora Sky News, Ayoubi afirma que os membros do grupo islâmico tem forçado as pessoas a alimentá-los.

– Eles estão forçando as pessoas a dar e fazer comida para eles. Uma mulher foi incendiada porque foi acusada de cozinhar mal para os combatentes do Talibã – contou a ex-magistrada na última sexta-feira (20).

Ayoubi deixou o seu país às pressas quando o Talibã reassumiu o controle do Afeganistão e atualmente está refugiada nos Estados Unidos. À distância, ela tem recebido relatos de “milhares e centenas de colegas ativistas” que ainda se encontram no país. De acordo com ela, há testemunhos de mulheres espancadas, chicoteadas e estupradas.

– Há tantas mulheres jovens nas últimas semanas sendo enviadas para países vizinhos em caixões para serem usadas como escravas sexuais. Eles também forçam as famílias a casar suas filhas com combatentes do Talibã. Não vejo onde está a promessa de que as mulheres poderiam trabalhar, quando estamos vendo todas essas atrocidades – lamentou.


Em declaração recente, os Estados Unidos, a União Europeia e inúmeros outros países expressaram sua “profunda preocupação” com a situação das mulheres e meninas afegãs.

– Estamos profundamente preocupados com as mulheres e meninas afegãs, seus direitos à educação, trabalho e liberdade de circulação. Apelamos aos que ocupam posições de poder e autoridade em todo o Afeganistão para garantir sua proteção. Nós, na comunidade internacional, estamos prontos para ajudá-las com apoio humanitário, para garantir que suas vozes possam ser ouvidas – diz a declaração.

pleno.news

Nenhum comentário: