08/07/2021

'TESTE DO SOFÁ NA GLOBO ERA INSTITUCIONALIZADO' - DIZ HUMORISTA DO EXTINTO CASSETA E PLANETA

Humorista diz que teste do sofá na Globo ‘era institucionalizado’

Helio De La Peña, ex-integrante do extinto programa Casseta & Planeta, afirmou que os chamados “testes do sofá” eram comuns nos bastidores da Rede Globo. Segundo ele, alguns diretores e produtores da emissora assediavam sexualmente mulheres que desejavam fazer figuração em produções.

As declarações do ator foram dadas ao podcast Inteligência Ltda. Ele disse nunca chegou a presenciar um caso de assédio, mas que “ouviu falar” dos episódios, que seriam “corriqueiros”.

– Tinha uma coisa assim que era o tal do ‘teste do sofá’. Pra menina fazer uma figuração, os diretores e os produtores assediavam. Eu não via, mas ouvia falar. Era corriqueiro. P****, tinha produtor que tinha contato com cafetina e botava as meninas como figuração. Tinha uma coisa de uma libertinagem, de um abuso, um assédio. Quem não cedesse, de fato, não ia pra frente e não subia [na carreira]. Enfim, era uma coisa realmente institucionalizada.

Ele comentou ainda o caso de Marcius Melhem, que foi acusado pela atriz Dani Calabresa de assédio sexual. Helio revelou que já ouviu “coisas estranhas” a respeito de Marcius.

– Eu não tinha contato com a produção do Marcius, não tinha noção nem ideia do que estava acontecendo. Eu vim saber quando veio à tona [a denúncia] com a revista Piauí. Depois, conversando com alguns amigos lá dentro, me falaram que era isso mesmo, que a coisa era estranha.

Nenhum comentário: