11/06/2021

PROCURADOR DIZ AO STF QUE DEFENDE GOVERNADORES DEPONDO NA CPI DA COVID

Ao STF, Augusto Aras defende governadores na CPI da Covid

Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da República deu um parecer favorável à convocação de governadores pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. De acordo com o documento, o depoimento dos governadores, com objetivo “de fiscalizar a aplicação de recursos federais”, não viola o pacto federativo e nem o princípio da separação dos poderes.

O parecer é assinado pelo PGR Augusto Aras e foi encaminhado ao Supremo em uma ação apresentada por 18 governadores do país. Os políticos decidiram acionar o STF para tentar impedir a convocação pelo Senado.

Para a PGR, a “impossibilidade de convocação do Presidente da República, pelo Congresso Nacional, para prestar depoimento sobre assunto determinado não se estende a governadores de estado e prefeitos, quando estes desempenham a gestão de recursos da União repassados aos estados, Distrito Federal e municípios”.

Aras apontou ainda que qualquer pessoa que utilize, guarde, gerencie ou administre bens da União deve prestar contas ao Congresso. Ele explicou que a CPI convocou os governadores para aprofundar sobre o uso de recursos federais e que o colegiado adotou como critério a existência de indícios de irregularidades.

A ação é relatada pela ministra Rosa Weber foi apresentada pelos governadores no final do mês passado.

Nenhum comentário: