03/06/2021

DEPOIS DE PASSAR 2 ANOS E 8 MESES PRESO, CORONEL JAÍRO TOMA POSSE NA ALERJ

2 anos e 8 meses após prisão, pai de Jairinho toma posse na Alerj

O pai do vereador Dr. Jairinho, o coronel Jairo, retomou seu mandato como deputado estadual da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) 2 anos e 8 meses após ter sido preso. Jairo teve o mandato interrompido após ser acusado de receber R$ 2,8 milhões em propina.

Coronel Jairo só conseguiu a vaga porque o deputado Rodrigo Bacellar, de quem é suplente, foi convidado a assumir a Secretaria de Governo do governador Cláudio Castro.

O termo de posse foi assinado nesta quarta-feira (2), mas Jairo já havia participado da sessão da véspera, sem se manifestar.

PRISÃO

Coronel Jairo foi preso em dezembro de 2018 na operação que desmantelou a quadrilha do ex-governador Sérgio Cabral, que foi acusado de arrebanhar parlamentares da Alerj para desviar recursos do estado.

O deputado Jairo foi preso em uma ação da Operação Furna da Onça, que, em 2021, praticamente recomeçou do zero após uma decisão do Supremo Tribunal Federal.

O Ministério Público Federal estimou que coronel Jairo recebeu cerca de R$ 2,8 milhões em vantagens indevidas entre os anos de 2011 e 2014. O órgão acredita que o montante pode ser ainda maior, já que a Receita Federal identificou intensa movimentação financeira nos dois anos seguintes.

– Jairo moldou sua atividade parlamentar aos objetivos da organização criminosa e praticou atos funcionais direcionados a esses interesses – escrevem os procuradores na denúncia.

pleno.news

Nenhum comentário: