03/05/2021

VIXEEEE: JUÍZES DA SUPREMA CORTE DE EL SALVADOR SÃO DESTITUIDOS PELO NOVO CONGRESSO

Novo Congresso de El Salvador destitui juízes da Suprema Corte

Nesta sábado (1º), o novo Congresso tomou uma iniciativa drástica como seu primeiro ato; votou por destituir do cargo cinco juízes da Câmara Constitucional da Suprema Corte. A medida foi tomada por 64 votos a 19. Além deles, o procurador-geral, Raúl Melara, também foi destituído.

O Congresso decidiu pela destituição dos membros do Supremo por eles violarem a Constituição e ainda agirem contra medidas do presidente Nayib Bukele durante a pandemia de Covid-19, como o estado de emergência.

Após a votação, os membros do Congresso votaram para escolher os novos cinco integrantes da Câmara Constitucional.

Em suas redes sociais, o presidente de El Salvador falou sobre o assunto. Nayib Bukele disse que eles estão “limpando” a casa.

– Aos nossos amigos da comunidade internacional: Queremos trabalhar com você, negociar, viajar, nos conhecer e ajudar onde pudermos. Nossas portas estão mais abertas do que nunca. Mas com todo o respeito: Estamos limpando nossa casa. … e isso não é da sua conta – escreveu.

A medida foi comentado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro.

– Presidente de El Salvador Nayib Bukele tem maioria dos parlamentares em seu apoio. Agora, o Congresso destituiu todos os ministros da suprema corte por interferirem no Executivo, tudo constitucional. Juízes julgam casos, se quiserem ditar políticas que saiam às ruas para se elegerem – apontou.


pleno.news

Nenhum comentário: