29/04/2021

O CANTOR E COMPOSITOR GONZAGUINHA NOS DEIXAVA HÁ 30 ANOS - VEJA SUA TRAJETÓRIA

Há 30 anos, o Brasil perdia o cantor e compositor Gonzaguinha; conheça trajetória

“Tinha eu então pouco anos/ Quando eu te conheci/ Passei por mil desenganos/ Nunca mais te esqueci/ Agora eu choro a saudade/ Que no meu peito ficou/ Lembrando a felicidade/ Que de mim você roubou/ Acho que foi por maldade/ Que a saudade em mim ficou”. Os sentimentos na canção “Lembrança de Primavera” são tão complexos que poderiam ser escritos por alguém de muita idade. Mas, na verdade, foi feita por um menino, que ainda vivia seus 14 anos. Tornou-se a primeira composição de Gonzaguinha (1945 - 1991).

Desde o nascimento, Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior carregava o nome de um dos maiores sanfoneiros do país. O “rei do baião”, Luiz Gonzaga, era seu pai. Entretanto, o menino cresceu com os padrinhos no morro de São Carlos, no Rio de Janeiro.

Ele foi morar com o cantor apenas no final da adolescência. Com o objetivo de estudar, passou a viver na Ilha do Governador, considerado um dos bairros mais antigos da cidade carioca.

Mas uma trajetória de divergências marcam a relação entre pai e filho. Além das diferenças nos pensamentos políticos, também enveredaram por caminhos distintos na música. Enquanto o primeiro atravessa o xote, o baião e o forró pé de serra, o segundo percorre o samba, a MPB e a bossa nova. Essa conexão artística chegaria somente anos após o início da carreira de Gonzaguinha.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

Nenhum comentário: