03/03/2021

RN: NESTA QUARTA-FEIRA (03) CIDADE DO INTERIOR REGISTRA 50 TREMORES DE TERRA

Município do RN registra 50 tremores de terra nesta quarta-feira

O Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis), confirmou que foram registrados cerca de 50 tremores de terra no município de Pedra Preta, a 149 km de Natal, nesta quarta-feira, 03. Ao Agora RN o coordenador do laboratório e professor do Departamento de Geofísica da UFRN,Aderson Farias, Confirmou que o maior registro foi de magnitude 3.3. 

“Os 50 registros de tremores de hoje na região de Pedra Preta são causados por uma falha geológica, essa é uma região conhecida por ter esses eventos, nós monitoramos tremores desde 2004 nessa localidade. Eles acontecem quatro ou cinco vezes ao ano”, explicou. 

Vários dos tremores foram sentidos pela população local desde a madrugada desta quarta. Uma análise preliminar dos eventos aponta que os três tremores de terra mais fortes registrados ocorreram às 08h36 UTC (05h36, hora local), com magnitude de 2.8, outro às 09h25 UTC (06h25, hora local), com magnitude de 3.0 e outro às 09h37 UTC (06h37, hora local), com magnitude de 3.3. 

Esses e os demais eventos de menor magnitude ocorreram durante a madrugada e início da manhã de hoje. 

O LabSis/UFRN segue monitorando a atividade sísmica utilizando a estação RCBR (localizada em Riachuelo) e demais estações pertencentes à Rede Sismográfica Brasileira (operada pelo LabSis/UFRN) na região. Novas informações poderão ser divulgadas ao longo do dia.



Agora RN

Nenhum comentário: