27/02/2021

RJ: GILMAR MENDES CONCEDE PRISÃO DOMICILIAR A CHEFE DO 'QG DA PROPINA'

'QG da Propina': Gilmar Mendes concede prisão domiciliar a Rafael Alves, apontado como operador do esquema

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes concedeu, na noite desta sexta-feira, dia 26, a prisão domiciliar ao empresário Rafael Alves, em prisão preventiva desde dezembro do ano passado, como informou a colunista Bela Megale. Foi concedido um habeas corpus apresentado pelo advogado João Francisco Neto. O empresário — apontado como operador do esquema de corrupção na prefeitura do Rio durante o governo de Marcelo Crivella, que ficou conhecido como "QG da Propina" — terá que usar tornozeleira eletrônica.

Alves estava preso em Bangu 8 desde dezembro do ano passado, quando Crivella, ainda no cargo de prefeito, também foi preso. Em março de 2020, a Operação Hades, que contou com equipes do Ministério Público Estadual (MP-RJ) e da Polícia Civil, mirou o esquema, que teve, entre os 17 alvos, a sede da Riotur, na Barra da Tijuca, e as residências do presidente da entidade, Marcelo Alves, e de seu irmão, Rafael Alves.

Rafael Alves foi apontado como o operador à frente do "QG da Propina" em colaboração premiada do doleiro Sérgio Mizrahy, preso pela operação Câmbio, Desligo em 2019, como O GLOBO revelou com exclusividade. Na delação, Mizrahy afirmou que o empresário tornou-se um dos homens de confiança de Crivella por ajudá-lo a viabilizar a doação de recursos de empresas e pessoas físicas na campanha de 2016.

Em março do ano passado, durante a Operação Hades, Crivella ligou para Alves no momento em que as buscas eram realizadas. O delegado Clemente Nunes Machado Braune, da Coordenadoria de Investigações de Agentes com Foro, que participava da ação, atendeu à ligação, registrada em filmagens pela polícia. Ao se identificar e explicar o que acontecia, o então prefeito desligou rapidamente. O aparelho foi apreendido.

Extra

Nenhum comentário: