06/02/2021

DEMISSÃO EM MASSA NA FORD É SUSPENSA PELA JUSTIÇA

Justiça suspende demissão em massa na fábrica da Ford

A Justiça do Trabalho da Bahia concedeu, na noite desta sexta-feira (5), liminar que suspende a demissão coletiva de trabalhadores da fábrica da Ford em Camaçari, em Salvador. Com isso, os funcionários não poderão ser demitidos até que a haja um acordo com a empresa.

A montadora ainda pode recorrer da decisão.

Em seu despacho, o juiz Leonardo de Moura Landulfo Jorge, da 3ª Vara do Trabalho de Camaçari, ordenou ainda que a Ford não poderá, enquanto durar as negociações e os contratos de trabalho estiverem em vigor, suspender o pagamento dos empregados e daqueles que eventualmente estiverem de licença.

Landulfo apontou ainda que a empresa não pode praticar “assédio moral negocial, de apresentar ou oferecer propostas ou valores de forma individual aos trabalhadores, durante a negociação coletiva, devendo, caso seja do seu interesse, informar à coletividade das tratativas através de comunicados oficiais”.

Caso descumpra a liminar, a montadora poderá ser penalizada com multa de R$ 1 milhão por item desrespeitado, além de R$ 50 mil por cada trabalhador prejudicado.

O encerramento das atividades da Ford em Camaçari, cidade que abriga o maior Polo Industrial da Bahia, pode representar uma perda de até 10% na arrecadação de receitas e tributos para o estado. Além disso, cerca de 12 mil postos de trabalhos serão fechados, além daqueles que estão indiretamente relacionados à fábrica.

pleno.news

Nenhum comentário: