03/02/2021

AGORA DEU A BIXIGA: BILL GATES QUER ESCURECER O SOL

Bill Gates financia estudo que pretende “escurecer o sol”

O bilionário Bill Gates, fundador da Microsoft, estaria financiando um estudo que tem por objetivo “escurecer o sol” como uma maneira de conter o aquecimento global. De acordo com revista Forbes, o estudo é realizado por cientistas de Harvard e pretende utilizar um aerossol na atmosfera do planeta.

A ideia é que o spray ajude a dissipar a luz que incide na superfície da Terra. O projeto atende pelo nome de SCoPEx, na sigla em inglês. Traduzido, seria Experimento de Perturbação Controlada Estratosférica.

De acordo com um estudo realizado por cientistas de Harvard em 2017, o aerossol de carbonato de cálcio (CaCO3) poderia ajudar na redução do aquecimento da terra. Com isso, seriam mantidas as partículas que compõem a estratosfera. No entanto, os pesquisadores ainda não sabem quanto do aerossol será necessário para resfriar a atmosfera do planeta em um nível sustentável.

Em junho, cientistas pretendem liberar um balão nos céus da Suécia para testar os sistemas responsáveis pela liberação do carbonato de cálcio.

pleno.news

Nenhum comentário: