09/01/2021

STF: PSOL QUER QUE BOLSONARO EXPLIQUE 'FRAUDES NAS ELEIÇÕES'

PSOL vai ao STF para Bolsonaro explicar fraudes nas eleições

Declarações dadas pelo presidente Jair Bolsonaro a respeito de fraudes que teriam ocorrido nas eleições de 2018 deixaram o PSOL “inconformado”. O partido acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para que Bolsonaro explique suas alegações e preparou uma lista de oito perguntas a serem feitas ao presidente.

Uma das falas apontadas pela sigla ao acionar o Supremo diz respeito a uma declaração de Bolsonaro sobre problemas ocorridos nas eleições nos Estados Unidos. O presidente disse a apoiadores, nesta quinta-feira (7), que só foi eleito porque teve muitos votos.

– Se nós não tivermos o voto impresso em 22, uma maneira de auditar voto, nós vamos ter problemas piores do que os Estados Unidos (…) A fraude existe. A imprensa vai dizer ‘sem provas, ele diz que a fraude existe’. Eu não vou responder esses canalhas da imprensa mais. Eu só fui eleito porque tive muito voto em 2018 – destacou Bolsonaro.

No mesmo dia, Bolsonaro disse ainda ter indícios de fraudes.

– A minha [eleição] foi fraudada. Eu tenho indício de fraude na minha eleição. Era para eu ter ganhado no primeiro turno. Ninguém reclamou que foi votar no 13 e a maquininha não respondia – ressaltou.

No pedido ao Supremo, o PSOL reforçou a ideia de que, se Bolsonaro não tiver provas ou indícios, estaria cometendo crime de responsabilidade.

pleno.news

Nenhum comentário: