05/01/2021

COVID: TRISTE - LOS ANGELES ESCOLHE PACIENTES PARA MORRER

Los Angeles instrui ambulâncias a escolher pacientes por chance de sobrevivência

Com as unidades de terapia intensiva (UTIs) em hospitais do sul da Califórnia quase lotadas por conta da pandemia de Covid-19, a Agência de Serviços Médicos de Emergência (EMS, na sigla em inglês) do condado de Los Angeles (EMS) orientou as equipes das ambulâncias a não transportar pacientes com pouca chance de sobrevivência para hospitais e a conservar o uso de oxigênio.

Los Angeles e o sul da Califórnia estão enfrentando um dos piores surtos do novo coronavírus nos Estados Unidos. A capacidade de leitos da UTI caiu para próximo de 0% no sul da Califórnia no mês passado, à medida que mais e mais pessoas são admitidas em hospitais para tratar complicações da Covid-19. Agora, muitos centros médicos simplesmente não têm espaço para receber pacientes que não têm chance de sobrevivência, de acordo com a agência.

Na noite de segunda-feira, havia 7.544 pessoas hospitalizadas em Los Angeles devido ao Covid-19 e apenas 17 leitos de UTI para adultos disponíveis, de acordo com dados de saúde do condado. Devido à falta de leitos, a EMS disse que os pacientes cujos corações pararam, apesar dos esforços de ressuscitação, não deveriam mais ser transportados para hospitais. “Se não houver sinais de respiração ou pulso, a EMS continuará a realizar a ressuscitação por pelo menos 20 minutos”, diz memorando da entidade.

“Se o paciente estiver estabilizado após o período de ressuscitação, ele será transportado para um hospital. Se o paciente for declarado morto no local ou se nenhum pulso puder ser restaurado, os paramédicos não irão mais transportar o corpo para o hospital”, acrescenta.

Falta de oxigênio

A falta de estoques de oxigênio em Los Angeles e no vizinho Vale de San Joaquin, por conta da crise da Covid-19, está colocando uma pressão imensa no sistema de saúde e forçando os paramédicos a conservar o suprimento. A fim de manter a circulação normal do sangue para os órgãos e tecidos necessários para o funcionamento do corpo, a EMS disse que uma saturação de oxigênio de pelo menos 90% será suficiente.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, formou uma força-tarefa para tratar do assunto na semana passada. Ele está trabalhando com parceiros locais e estaduais para ajudar a reabastecer os tanques de oxigênio e enviá-los para hospitais e instalações mais necessitadas.

Nenhum comentário: