27/12/2020

PESQUISA: VOTO OBRIGATÓRIO É REJEITADO POR MAIORIA DOS BRASILEIROS

Maioria dos brasileiros é contra voto obrigatório, aponta Datafolha

A maioria dos brasileiros é contra a obrigatoriedade do voto, segundo levantamento do Datafolha, divulgado neste domingo (27/12) pelo jornal Folha de S.Paulo. A pesquisa mostra que 56% dos entrevistados são contrários à imposição de medidas para comparecer às urnas, ante 41% que se dizem favoráveis a esse dever.

Na sondagem, 1% dos entrevistados não soube responder, e outro 1% se disse indiferente a respeito do tema. A margem de erro no levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

No total, foram ouvidos 2.016 brasileiros adultos, entre os dias 8 e 10 de dezembro, por telefone celular em todas as regiões brasileiras.

A rejeição à obrigatoriedade do voto recuou em relação à pesquisa anterior do Datafolha, de 2015, quando atingiu 66%. Levantamentos feitos ao longo de 2014, ano eleitoral, mostram que a maioria também se dizia contrária à obrigatoriedade do voto. Em maio de 2010, foi registrado empate entre pessoas contrárias e favoráveis, com 48% cada.

Segundo o Datafolha, apenas em pesquisa de 2008, a maioria se dizia favorável ao voto, representando 53% dos entrevistados, ante 43% contrários.

Nas eleições municipais deste ano, a abstenção ficou em 23% no primeiro turno e em 29,5% no segundo, taxas superiores à média histórica. O maior índice de não comparecimento foi observado entre os jovens de 18 anos.

Neste pleito, a abstenção foi facilitada pela possibilidade de justificar a ausência por aplicativo de celular. Outro ponto que pode ter estimulado o não comparecimento é a pandemia do novo coronavírus.

metropoles

Nenhum comentário: