01/12/2020

CONTRATAÇÃO DE MORO SERÁ APURADA PELA PGR (?)

PGR é acionada para apurar contratação de Moro por consultora da Odebrecht

Odeputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) para que investigue a contratação do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro para o cargo de diretor-geral de investigações na filial brasileira da Alvarez & Marsal, com sede nos Estados Unidos.

A companhia norte-americana presta serviços de consultoria para recuperação de outras empresas. Entre as clientes da Alvarez & Marsal está a Odebrecht, investigada por Moro na Operação Lava Jato.

Em seu Twitter, o parlamentar questionou a relação que o ex-juiz terá com uma empresa que investigou. Teixeira pede a abertura de inquérito para apurar “eventual prática de corrupção por Sérgio Moro”.

Pedi abertura de inquérito para investigar eventual prática de corrupção por Sérgio Moro. Depois de fazer um acordo generoso com os executivos da Odebrecht, Sérgio Moro foi contratado a preço de ouro pela empresa que está fazendo a recuperação judicial da Odebrecht.

A reportagem teve acesso ao pedido de abertura de inquérito feito pelo parlamentar. No documento, Teixeira defende que a investigação é necessária em função da importância das decisões de Moro durante a Operação Lava Jato. Segundo ele, as sentenças “provocaram significativos impactos políticos, sociais e econômicos ao país”. “Sua atuação foi decisiva para que fossem celebrados acordos e concedidos benefícios ao Grupo Odebrecht, seus sócios e executivos”, acrescentou.

Teixeira também defende que Moro, enquanto juiz, teria tido acesso a documentos sigilosos referentes ao grupo Odebrecht e que sua ligação com a empresa norte-americana de consultoria “poderá ser utilizada em benefício da atual administração”.

A reportagem tenta contato com a PGR para comentar o pedido do parlamentar. O espaço está aberto.

Contratação

A contratação foi anunciada durante o fim de semana. Moro trabalhará no setor de Disputas, Investigações e Compliance da empresa. A contratação ocorre sete meses após ele deixar o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O ex-magistrado assumiu seu novo emprego já nesta terça-feira (1º/12). Apesar de a filial brasileira ser localizada em São Paulo, Moro trabalhará em Curitiba. Ele também terá que viajar para Nova York, quando necessário.

Entre as áreas de atuação, Moro trabalhará com investigação de crimes corporativos, apuração de irregularidades tributárias, elaboração de contratos de concessão e resolução de conflitos societários de empresas privadas.

A Alvarez & Marsal tem, entre os clientes, empresas citadas na Operação Lava Jato. O relacionamento do ex-magistrado com a força-tarefa, contudo, não foi visto como empecilho em sua contratação.

metropoles

Nenhum comentário: