28/12/2020

CHINA: JORNALISTA É PRESA POR MOSTRAR A REALIDADE DA PANDEMIA EM WUHAN

Jornalista chinesa é condenada por cobrir a pandemia na China

Uma jornalista chinesa que cobriu a pandemia de Covid-19 em Wuhan, epicentro da doença na China, foi condenada nesta segunda-feira (28) a quatro anos de prisão por divulgar a situação dos hospitais da cidade em suas redes sociais. Na época mais crítica da doença no país asiático, Zhang Zhan mostrou o estado caótico vivido nos hospitais da cidade.

Segundo a agência de notícias France Presse, Zhang Zhan aparentava estar “muito abatida quando a sentença foi anunciada”, segundo um de seus advogados, Ren Quanniu, que disse estar com “muita preocupação” com o estado psicológico da jornalista.

Jornalistas e diplomatas estrangeiros que compareceram ao tribunal de Xangai, onde Zhan foi julgada, foram impedidos de entrar na sala de audiências. Além da proibição dos profissionais de imprensa, alguns simpatizantes de Zhan também foram afastados pelas forças de segurança.

Natural de Xangai, Zhang Zhan foi em fevereiro a Wuhan, quando a cidade chinesa ainda era o epicentro da pandemia, e divulgou reportagens nas redes sociais, a maioria delas sobre a crítica situação nos hospitais.

A detenção da profissional aconteceu em maio, após ela ser acusada de “provocar distúrbios”, uma terminologia frequentemente utilizada contra os opositores do regime do presidente Xi Jinping. O tribunal a acusou de ter divulgado informações falsas pela internet, informou à AFP outro advogado de defesa, Zhang Keke.

Em junho, Zhang iniciou uma greve de fome para protestar contra sua detenção, mas foi alimentada à força por uma sonda, segundo os advogados. Nos textos que divulgava na internet, Zhang denunciava o confinamento imposto em Wuhan e mencionou uma “grave violação dos direitos humanos”.

– Quando a vi na semana passada, ela afirmou: ‘Se receber uma sentença pesada, vou recusar qualquer alimento até o fim’. Ela acredita que vai morrer na prisão – explicou Zhang Keke.

Além de Zhang, outros três jornalistas cidadãos, Chen Qiushi, Fang Bin e Li Zehua, também foram detidos após a cobertura dos eventos.

pleno.news

Nenhum comentário: