01/09/2020

'PATRONO DO BREGA DE PERNAMBUCO' - REGINALDO ROSSI

Reginaldo Rossi deve ser reconhecido como 'Patrono do Brega' de Pernambuco

IMAGEM_NOTICIA_9
Segundo a revista Época, o projeto em questão foi aprovado pela Constituição, Legislação e Justiça (CCJ) da Casa, que julga a constitucionalidade. A relatora da proposta, a deputada Teresa Leitão (PT) se manifestou positivamente em relação a proposição.

O PL segue agora para a apreciação da comissão de Educação e Cultura, responsável pela análise de iniciativas sobre títulos e honrarias. A previsão é que entre em pauta já nesta quarta-feira (2). 

Ainda de acordo com a publicação, a tendência é que o texto passe com tranquilidade pela comissão e seja votado no plenário em duas sessões. As sessões podem ser abertas com a presença de ao menos 25 dos 49 deputados da Alepe. A aprovação depende apenas de maioria simples dos votos.

Na proposta, Clodoaldo Magalhães justificou a homenagem a Reginaldo Rossi por conta da relevância do cantor. Conforme argumenta, o artista "foi fundamental para a difusão da cultura popular", bem como "conseguiu vencer preconceitos e aproximar classes antes distantes, por meio de sua música". A ideia, de acordo com o deputado, surgiu de um vazio pela falta de reconhecimento público a Rossi, morto em decorrência de um câncer de pulmão em 2013.

"O brega que ele representa é extremamente pernambucano, é uma marca da nossa pernambucanidade, daquilo que nosso povo tem no imaginário brega. Depois da morte dele, ficou um pouco de orfandade nesse estilo próprio que ele tinha", disse o deputado em entrevista à revista.

Para a relatora Teresa Leitão, que emitiu parecer favorável ao projeto, a homenagem acontece não somente pelo perfil popular de Rossi, mas pela participação política em comícios pela democracia e ao papel no combate ao machismo e às drogas.

"O povo de Pernambuco tem uma identidade muito grande com o Reginaldo, porque ele tinha um perfil muito popular, tinha muito contato direto com o povo e, no tempo que sobrava, também participava de showmícios", afirmou a relatora.

Outras pessoas notáveis também devem ser homenageadas pelo Legislativo pernambucano, como João Cabral de Melo Neto, Patrono da Poesia; Osman da Costa Lins, Patrono da Dramaturgia; e Abelardo Germano da Hora, como Patrono das Artes Plásticas.

Recentemente, a escritora Clarice Lispector foi reconhecida como Patrona da Literatura de Pernambuco.

serido360

Nenhum comentário: