13/09/2020

IR]Ã EXECUTA CAMPEÃO OLÍMPICO E ATLETAS MUNDIAIS PEDEM EXPULSÃO DO PAÍS DO COI

Movimento mundial de atletas, Global Athlete pede expulsão do Irã ao COI após execução de Navid Afkari

Lutador olímpico Navid Afkari foi condenado a morte após protestar contra governo do Irã — Foto: Twitter/ UN Watch
O movimento internacional de atletas conhecido como Global Athlete demandou que o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Federação Mundial de Wrestling (UWW) expulsem o Irã de seus quadros depois da execução do lutador iraniano Navid Afkari neste sábado. O caso atraiu a atenção internacional e tomou conta das redes sociais, com pessoas do mundo todo pressionando para tentar evitar a morte do atleta de 27 anos. Neste sábado, o governo anunciou através de seu relatório oficial de mídia que executou o rapaz por enforcamento.

- Descanse em paz, Navid Afkari. Pedimos solidariedade aos atletas para exigir que o Comitê Olímpico Internacional e a UWW implementem imediatamente as sanções que expulsem o Irã do esporte mundial por esta execução hedionda - disse o post da Global Athlete.

O atleta de 27 anos recebeu duas penas de morte, uma por supostamente ter esfaqueado um segurança até a morte e outra por seu envolvimento em manifestações contrárias ao regime do país em 2018. Afkari alegou ter sido torturado e obrigado a fazer uma confissão falsa, e os grupos de direitos humanos e ativistas acreditam que ele foi escolhido como alvo pelo governo iraniano para intimidar outros que pensem em participar de protestos pacíficos.

O COI e a UWW alegaram que estavam em "constante contato" com o Comitê Olímpico do Irã e com a Federação Iraniana de Wrestling para "facilitar uma solução", contudo, não obtiveram êxito. Desde a execução neste sábado, as duas entidades descreveram as notícias como "muito tristes" e "devastadoras", mas não tomaram atitudes mais enérgicas, e é isso que espera a Global Athlete.

Clique no link abaixo e veja toda matéria:

Nenhum comentário: