11/09/2020

DANOU-SE - O PADRE ROBSON TINHA UMA CANETA 'ESPIÃ'

Caneta espiã apreendida em alojamento do padre Robson é analisada pela Polícia Técnico-Científica, diz MP

Padre Robson — Foto: Afipe/Divulgação
Uma caneta espiã apreendida pela operação Vendilhões no alojamento onde mora o padre Robson, investigado por supostos desvios de dinheiro doado por fiéis do Divino Pai Eterno às associações fundadas por ele, passa por um procedimento técnico na Polícia Técnico-Científica chamado de espelhamento, como informou o Ministério Público de Goiás (MP-GO) na quinta-feira (10).

O padre Robson sempre negou as acusações do MP e pediu afastamento de suas funções nas Afipes e na reitoria da Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, para colaborar com a investigação.

O equipamento pode conter informações relevantes para a investigação do MP sobre movimentações financeiras realizadas pelas Associações do Divino Pai Eterno (Afipes) nos últimos anos, das quais R$ 120 milhões são suspeitas de fugirem das finalidades religiosas da evangelização, como compra de casa de praia, um avião, fazendas, emissoras de rádio e loteamentos. As transações dos últimos 10 anos podem chegar a R$ 2 bilhões, segundo o MP.

Nas buscas e apreensões realizadas pela operação no final de agosto, foram recolhidos documentos, computadores, pen drives, telefones celulares e tablets.

O promotor de Justiça Sandro Henrique Silva Halfeld Barros, que atua na investigação, explicou que lei conhecida por "pacote anticrime", introduziu no processo penal alguns processos de sistematização de garantia de provas, chamada de cadeia de custódia, o que leva todo o conteúdo de equipamentos eletrônicos a ser espelhado antes do uso, para garantir a integridade da prova. Após este trabalho ser concluído, é que as informações extraídas podem ser analisadas.

A investigação, porém, segue ouvindo testemunhas. Até o momento, o promotor já colheu depoimentos de pelo menos 10 pessoas.

Crimes investigados pelo MP:

- Apropriação indébita
- Lavagem de dinheiro
- Falsificação de documentos
- Sonegação fiscal
- Associação criminosa

Com informações do G1

Nenhum comentário: