08/09/2020

BOLÍVIA: JUSTIÇA REJEITA CANDIDATURA DE EVO MORALES PARA O SENADO

Justiça da Bolívia nega recurso de Evo Morales para concorrer ao Senado

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales Foto: Ronaldo Schemidt / AFP
A Justiça da Bolívia rejeitou, nesta segunda-feira, um recurso apresentado pelo ex-presidente Evo Morales para concorrer a uma cadeira no Senado nas eleições de 18 de outubro.

"Sob ameaças e pressões de processos, o julgador tomou uma decisão política ilegal e inconstitucional. A História mostra que eles poderão desabilitar Evo, mas não serão capaz de banir as pessoas", publicou Morales em sua conta no Twitter após a decisão.

"Vamos acatar essa decisão, porque nosso compromisso e nossa prioridade é que as pessoas siam dessa crise. Não cairemos em nenhuma provocação, o povo voltará a ser governado de forma pacífica e democrática", completou o ex-presidente.

Em fevereiro, o Tribunal Superior Eleitoral já havia rejeitado o pedido de candidatura de Morales por ele não atender ao requisito de "residência permanente" na circunscrição eleitoral pela qual seria candidato.

Agora, por dois votos a um, a decisão do Tribunal Eleitoral foi mantida, segundo anunciou o juiz Alfredo Jaimes à imprensa local após uma audiência realizada na cidade de La Paz.

Morales deixou o poder e o país após ser acusado de fraude nas eleições presidenciais de outubro de 2019. Desde 12 de dezembro, ele mora na Argentina. Antes, havia se exilado no México, após ter renunciado à Presidência em meio a protestos da população e a uma pressão das Forças Armadas.

Após a nova decisão judicial, o Movimento pelo Socialismo (MAS, na sigla em espanhol) não tem mais chances de apelar.

O Globo

Nenhum comentário: