08/08/2020

TOLERÂNCIA ZERO: DELEGADO DA PF QUE FUROU BLITZ É DEMITIDO

Tolerância zero! Ministro da Justiça demite delegado da PF que furou blitz

O ministro da Justiça André Mendonça demitiu um delegado da Polícia Federal que furou uma blitz, em março do ano passado, no Distrito Federal, em Brasília. A perda do cargo foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (6).

O documento acusa David Sérvulo Campos de “infringir o disposto no art. 43, incisos VIII e XLVIII, da Lei nº 4.878/65, ao praticar ato que importe em escândalo ou que concorra para comprometer a função policial e prevalecer-se, abusivamente, da condição de funcionário policial”.

Ainda de acordo com o texto, Campos praticou ato de improbidade administrativa, quando há “conduta inadequada, praticada por agentes públicos ou outros envolvidos, que cause danos à administração pública”.

Na ocasião da blitz, o então delegado justificou a desobediência aos agentes de trânsito afirmando que precisava socorrer o pai. Segundo ele, o idoso, que é cardiopata, estava em seu veículo e precisava de remédios urgentemente.

A abordagem foi registrada em vídeo pelos agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Nelas, é possível ver o momento em que o delegado ignora os servidores, e até atropela uma moto ao tentar fugir pelo canteiro central.

Campos chegou a ser detido e autuado por dano ao patrimônio público. Ele foi liberado após pagar fiança de R$ 2 mil e assinar dois termos circunstanciados, um por desobediência e outro dano a um bem particular.

Nenhum comentário: