13/08/2020

RJ: DELAÇÃO DE EX-SECRETÁRIO PODE 'AFUNDAR' WITZEL

STJ homologa delação de Edmar Santos, ex-secretário da Saúde do Rio

STJ homologa delação de Edmar Santos, ex-secretário de Saúde de ...
O ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), homologou o acordo de colaboração premiada do ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, com a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Com a homologação, as revelações do ex-secretário podem ser usadas em investigações e embasar a abertura de inquéritos e novas medidas cautelares, como pedidos de prisão.

Ao validá-lo, o STJ aponta que Edmar não seria o líder da organização criminosa que atuou na área da saúde no Rio de Janeiro como defende o Ministério Público estadual. Pela lei da colaboração premiada, líderes de organização criminosa não têm direito ao benefício. 

Para a PGR, o governador Wilson Witzel é quem está “no vértice da pirâmide” do esquema montado para desviar recursos em contratos de compra de equipamentos para o combate à Covid-19. Já o MPRJ afirma que Edmar Santos e Gabriell Neves, ex-subsecretário de saúde, comandavam o esquema.

Neves e Edmar foram presos na operação Mercadores do Caos, conduzida pelo MPRJ. Na semana passada, no entanto, atendendo ao pedido da PGR, o STJ mandou soltar o ex-secretário.

Nenhum comentário: