01/08/2020

AGLOMERAÇÃO: LITORAL POTIGUAR COM FISCALIZAÇÃO REDOBRADA

Litoral potiguar tem fiscalização redobrada neste final de semana para evitar aglomerações

A governadora Fátima Bezerra (PT) se reuniu com prefeitos e representantes de 23 municípios do litoral potiguar na tarde desta quinta-feira (30), para alinhar ações de apoio às fiscalizações planejadas para o próximo final de semana. O objetivo é evitar aglomerações nas praias e locais próximos, conforme já registrado em finais de semana anteriores. A ação acontece em apoio ao cumprimento dos protocolos de retomada das atividades econômicas nas cidades litorâneas do Rio Grande do Norte.

Para isso, o Governo do RN vai disponibilizar, por meio do programa Pacto Pela Vida, diversas equipes da Força de Segurança do Estado (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros) para apoiar os efetivos de policiais e de agentes de saúde dos municípios.

“O governo tem a responsabilidade, nesse exato momento, de executar essas ações integradas de fiscalização para que haja o cumprimento rigoroso das medidas sanitárias para que possamos dar continuidade a essa retomada com segurança e responsabilidade e evitar que o Estado retroceda nesse processo. Há cinco semanas o RN registra diminuição de casos confirmados e de óbitos em nível nacional. É fruto do nosso trabalho de parceria firmada com as prefeituras. De um lado, o investimento na assistência à Saúde, com a ampliação de leitos por todo o RN; e de outro, a adoção ao isolamento e distanciamento social. Isso significa preservar a vida dos potiguares. Assim vamos retomando gradualmente e de modo seguro a economia”, disse a governadora.

Durante a reunião, Fernando Mineiro, secretário de Gestão de Projetos e Metas do Governo e coordenador da articulação do Pacto pela Vida, explicou que as ações das forças de segurança também deverão acontecer em municípios do interior, “especialmente nas áreas de barragem e lagoas, onde recebemos notícias que a população tem procurado bastante e de modo desordenado”.

O secretário estadual de Saúde Pública, Cipriano Maia, reiterou que, embora o Estado esteja em um momento de fazer jus à conquista da redução dos índices de transmissão e ao declínio de casos e óbitos por coronavírus, registrados na maioria das regiões, o RN não vive ainda um momento de relaxamento, pois a pandemia não acabou. “Precisamos ficar mais alertas do que já estamos, pois se não contermos a tendência da população em se aglomerar, corremos sérios riscos do aumento de casos”, enfatizou.

Acompanharam a governadora na reunião o vice-governador Antenor Roberto; o secretário estadual de Segurança, Coronel Francisco Araújo; o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Alarico Azevedo; e a subsecretária de Turismo do RN, Solange Portela. Representando o setor produtivo estavam o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz; o presidente da Abrasel-RN, Artur Fontes; e o diretor técnico do Sebrae RN, João Hélio Cavalcanti.

Nenhum comentário: