11/06/2020

'BOLSONARO E O PT SÃO NEGACIONISTAS' - DIZ MORO

Moro diz que Bolsonaro e o PT são "negacionistas"

Moro diz que Bolsonaro e o PT são “negacionistas”Ao participar, por videoconferência, de um debate sobre democracia, Estado de Direito e corrupção, Sergio Moro disse hoje que tanto Jair Bolsonaro quanto o PT têm posições “negacionistas” — um sobre a epidemia de Covid-19, e o outro a respeito dos escândalos de corrupção nos governos de Lula e Dilma Rousseff.

“Uma forma de coibir o diálogo, de impedir a criação de políticas públicas consistentes, é essa atitude, muito presente em políticos populistas, de até mesmo negar a existência do problema. No Brasil, isso pode ser identificado hoje com a postura do presidente da República em relação à pandemia do coronavírus. É uma postura, principalmente, negacionista quanto à gravidade do problema. O próprio presidente utilizou expressões diminutivas em relação à pandemia”, criticou o ex-ministro da Justiça.

“Da mesma forma, esse negacionismo eu vi no PT. O esquema gigantesco de corrupção na Petrobras aconteceu durante o governo federal do presidente que foi eleito pelo Partido dos Trabalhadores e o esquema criminoso não servia apenas para enriquecer ilicitamente agentes e funcionários públicos, mas também agentes políticos e financiar ilegalmente campanhas”, comparou Moro.

O ex-juiz também afirmou que o populismo é “um sério problema” na América Latina.

“O que eu chamo aqui de populismo, seja de direita ou de esquerda, é esse discurso que muitas vezes apela para o irracional, para a polarização política, para a criação de divisões na sociedade entre amigos e inimigos, quando em uma sociedade democrática nós podemos ter divergência.”

Nenhum comentário: