14/08/2019

CEARÁ-MIRIM: CABOCLINHOS DECLARADO PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL

Projeto de lei do vereador Marcos Farias que declara os Caboclinhos patrimônio cultural e imaterial é aprovado pela câmara municipal

Resultado de imagem para caboclinhos ceara mirim rn
Caboclinhos
O Projeto de Lei que declara o grupo folclórico Caboclinhos de Ceará-Mirim, como Patrimônio Cultural e Imaterial do município, foi aprovado em segunda discussão e redação final, pela Câmara de vereadores.

De autoria do vereador Marcos Farias-PHS, o projeto traz como argumento o objetivo de reconhecer a importância das atividades culturais do município, como forma de expressão do patrimônio cultural de Ceará-Mirim.

A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216 amplia a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial, além das outras formas de preservação como: tombamento, registro e inventário.

Agora, o Projeto será encaminhado ao prefeito pela presidência da Câmara para sanção e promulgação.

Mas de acordo com a Lei Orgânica do Município-LOM, se o prefeito considerar o Projeto no todo ou em parte, inconstitucional, ilegítimo ou contrário ao interesse público, pode vetá-lo total ou parcialmente, e comunicará ao presidente da Câmara, os motivos do veto.

Resultado de imagem para vereador marcos farias
Ver. Marcos Farias
“Mas é importante lembrar que, com esse Projeto, estamos valorizando ainda mais a nossa cultura pois, não podemos deixá-la morrer, e precisamos dar continuidade desses conhecimentos culturais para as futuras gerações, e dentro desse contexto, esse projeto de nossa autoria é de fundamental importância para a nossa cultura”, justifica o vereador Marcos Farias.

De acordo com o parlamentar, ao propor essa ferramenta legislativa, busca-se resgatar e preservar a contribuição e a tradição da dança folclórica do Grupo Caboclinhos, que mostra coreografias que personificam soldados índios uniformizados, e que segundo o folclorista Deífilo Gurgel, os Caboclinhos de Ceará-Mirim é um dos grupos mais genuínos do Brasil e do mundo.

Algumas das manifestações culturais preservadas na cidade representam as maiores riquezas do folclore potiguar, e o Grupo Caboclinhos é uma delas.

Assecom - CMCM

Nenhum comentário: