EUA lançam ataques de grande escala contra alvos do Estado Islâmico na Síria
As Forças Armadas dos Estados Unidos informaram, neste sábado, 10, que realizaram ataques de grande escala contra múltiplos alvos do Estado Islâmico em várias regiões da Síria.
“Os ataques de hoje tiveram como alvo o Estado Islâmico em toda a Síria”, afirmou o Comando Central dos EUA (Centcom) em comunicado. As operações ocorreram por volta das 12h30, pelo horário da Costa Leste dos Estados Unidos.
Operação Hawkeye Strike na Síria
Segundo o Centcom, os ataques contaram com forças dos Estados Unidos e de parceiros na região. A ação integra a Operação Hawkeye Strike, lançada em 19 de dezembro de 2025 por determinação do presidente Donald Trump.
De acordo com o comando militar, a operação foi uma resposta direta a um ataque do Estado Islâmico contra forças dos EUA e da Síria em Palmira, em 13 de dezembro. A emboscada, realizada por um terrorista do grupo, matou dois soldados norte-americanos e um intérprete civil do país.
“Os ataques de hoje tiveram como alvo o Estado Islâmico em toda a Síria como parte do nosso compromisso contínuo de erradicar o terrorismo islâmico contra nossos combatentes, impedir futuros ataques e proteger as forças norte-americanas e parceiras na região”, diz a nota.
“Nossa mensagem permanece forte: se vocês ferirem nossos combatentes, nós os encontraremos e os mataremos em qualquer lugar do mundo”, continua o Centcom. “Não importa o quanto tentem escapar da justiça.”
O secretário de Defesa dos EUA, Peter Hegseth, compartilhou a nota nas suas redes sociais e complementou: “Jamais esqueceremos e jamais cederemos”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário