23/12/2025

FIGURA DO VERDE VALE: HEITOR BENEVIDES PRAXEDES - POR GERINALDO MOURA DA SILVA

Figura do Vale Verde

Senhor Heitor Benevides Praxedes
Texto: Gerinaldo Moura da Silva
Fotos: Arquivo da família

Seu Heitor como é mais conhecido no Baixo Vale, na comunidade de Capoeira Grande, nasceu no dia 07 (sete) de maio do ano de 1931, na cidade de Ceará-Mirim/RN. Seus pais são o senhor Praxedes Benevides Filho e a senhora Anita Varela Praxedes. Sua família foi constituída por mais cinco irmãos, que são: Severino A. Benevides Praxedes, Moacir Benevides Praxedes (in memoriam), José Willame Praxedes (in memoriam), Elenina Benevides Praxedes (in memoriam) e Eclésia Benevides Praxedes (in memoriam).

Antes de se tornar um respeitável agricultor, ele morou na sede do município, onde cresceu e teve uma infância e juventude em meio aos rapazes de sua época, participando da vida social do Ceará-Mirim, embora, desde cedo passou a mexer com a terra, sendo uma das pessoas mais presentes nas terras de seu avô o senhor Sérgio Praxedes, tornando-se assim um agricultor de primeira hora, apaixonado pela terra e pelos animais que cuidava e tomava conta.

Heitor Praxedes contraiu núpcias inicialmente com a senhora Maria da Cruz Nobre Ribeiro e dessa união nasceu apenas um filho que recebeu o nome de Mariosérgio Nobre Praxedes. Tempos depois, ele conheceu a senhora Terezinha Praxedes, com que se uniu e tiveram 13 filhos, dentre os quais, nove deles faleceram prematuramente.

O casal Heitor/Terezinha passou a residir em Capoeira Grande, local onde foram criados seus nove filhos e que viu crescerem os primeiros netos, sendo ali também onde se dedicou à pecuária e continuou na agricultura. Segundo seu filho Francisco de Assis Praxedes:” o meu pai era muito benquisto na região em várias ocasiões era convidado para assumir funções que de certa forma, representavam uma certa liderança, como na vez que foi indicado pelos moradores para ficar como responsável pelo poço de água potável que foi perfurado, na função de vigilante”.

Seu perfil de homem honesto, bom caráter, justo e verdadeiro, o levou a ser procurado por alguns políticos para ajudá-los a serem eleitos. E foi assim que seu Heitor Praxedes chegou a ser “Cabo Eleitoral” apoiando alguns vereadores do Baixo Vale, pois sua intenção era que todo a região pudesse ser reconhecida por suas riquezas, pelo povo guerreiro e sofrido para vivessem dias melhores, Sempre buscou o bem comum. O apoio que dava aos políticos (vereadores e prefeitos), queria apenas em troca melhorias para o povo e para toda a comunidade. Sendo assim, conseguiu a perfuração de um poço, evitando que as pessoas, principalmente as mulheres e muitas vezes as crianças, descessem as ladeiras em busca do rio onde havia cacimbas para transportarem água na cabeça, em potes e em galões com latas de manteiga e/ou querosene. Batalhou bastante para que no lugar houvesse uma capela onde pudessem ser celebradas as missas, acontecessem os catecismos, batizados, casamentos e outras atividades religiosas.

Heitor Praxedes ainda se preocupava com outras coisas, tentando suprir algumas deficiências como:

“Na comunidade, sempre que as gestantes precisavam parir, era meu pai quem saia a procura de carros para levar as mulheres até a maternidade de Ceará-Mirim. Em outras ocasiões, levava os pais ao cartório para fazerem os registros de seus filhos. Ele estava sempre ajudando aos que o procuravam, principalmente os mais carentes para sanarem suas necessidades.” (Francisco de Assis Praxedes-filho).

Atualmente aos 95 (noventa e cinco) anos, debilitado pela doença do Alzheimer, o senhor Heitor Praxedes tem lapsos de memória, quando recorda coisas do seu passado, como histórias vividas e aventuras acontecidas durante sua trajetória de vida. Continua residindo com sua esposa Terezinha e sua filha mais nova em sua residência no povoado de Capoeira Grande, onde desenvolveu seu hobbie que é a vaquejada. Nesse tipo de esporte, segundo consta, se envolveu com várias outras mulheres, tornando-se pai de vários filhos fora de seu casamento. Sua família é composta por 10 (dez) filhos, 20 (vinte) netos e 27 (vinte e sete) bisnetos.

Nenhum comentário: