23/08/2025

MORAES MANDA RECADO PARA MINISTROS DO STF USANDO EVENTO DE DORIA

Moraes usa evento de Doria para mandar recado aos ministros do STF


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), usou o 24º Fórum Empresarial Lide, realizado nesta sexta-feira, 22, no Rio de Janeiro, para distribuir recados aos colegas da Corte.


Moraes proferiu as declarações em meio à crescente insatisfação de ministros do STF com suas ações. Internamente, magistrados demonstram preocupação com a escalada autoritária do ministro, que se notabilizou por decisões monocráticas em série e pela falta de prudência na determinação das penas aos presos do 8 de janeiro.

“Os ataques podem continuar a ser realizados, de dentro ou de fora”, afirmou o ministro, sem citar os colegas. “Pouco importa. Juiz que não resiste à pressão que mude de profissão. Vai fazer outra coisa da vida. O Judiciário cresce com a pressão. Essa é a função de um juiz: julgar e decidir. Manter a democracia e o Estado de Direito.”

Moraes critica eventual “covardia” do Judiciário

Sem citar a possibilidade de anistia aos presos do 8 de janeiro, Moraes criticou eventual decisão da Corte que resulte na libertação dos encarcerados. Durante o 24º Fórum Empresarial Lide, o magistrado assegurou que o STF seguirá “independente”.

“Um Judiciário vassalo, covarde, que quer fazer acordos para que o país momentaneamente deixe de estar perturbado, não é um Judiciário independente”, afirmou Moraes. “Judiciário que não é independente não tem direito de ser chamado de Judiciário. Posso garantir: no Brasil, o Judiciário é corajoso.”

O evento reúne ministros do Supremo, mais de dez governadores, parlamentares e lideranças empresariais de diversos segmentos da economia para discutir os desafios do país.

revistaoeste

Nenhum comentário: