Moraes silencia microfone de advogado de Filipe Martins
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), entrou em atrito mais uma vez com o advogado Jeffrey Chiquini, que defende o ex-assessor da Presidência Filipe Martins.
Durante a audiência de oitiva das testemunhas de defesa nesta quarta-feira (16), Moraes interrompeu os questionamentos de Chiquini ao ex-ministro Gonçalves Dias, que chefiava o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) na época dos atos de 8 de janeiro de 2023. Moraes alegou que o advogado transformou a rodada de questionamentos em inquirição da testemunha em “tom acusatório”.
Ao repreender Chiquini, o ministro afirmou que os questionamentos do advogado se tratavam de acusações contra autoridade. Moraes disse ainda que o defensor teve a mesma postura nas oitivas realizadas nesta terça (15), quando o magistrado acusou o advogado de ter feito insinuações sobre a conduta do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Na audiência desta quarta, o ministro afirmou ter enviado ofício a Tarcísio para que o gestor estadual relate o episódio narrado pelo advogado. Na terça, Chiquini fez perguntas ao tenente-coronel Mauro Cid para saber se Tarcísio esteve na mesma reunião que Filipe Martins no Palácio da Alvorada, em 2022.
Ao ouvir as afirmações do ministro nesta quarta, Chiquini questionou Moraes sobre o motivo de não querer que Gonçalves Dias esclarecesse as suas perguntas sobre se recebeu informações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nas vésperas do 8 de janeiro. Moraes respondeu que as informações já haviam sido prestadas e, diante da insistência, silenciou o microfone do advogado.
– O senhor cassou a minha palavra? – perguntou Chiquini.
– Cassei a palavra – respondeu o ministro ao passar a fala para o advogado Eduardo Kuntz, do réu Marcelo Câmara.
Chiquini levou as mãos ao rosto e demonstrou contrariedade com a decisão do ministro.
O ministro e o advogado já tinham entrado em atrito na última segunda (14). O magistrado chegou a dizer para Chiquini se calar.
– Doutor, enquanto eu falo o senhor fica quieto – afirmou Moraes.
AE
Nenhum comentário:
Postar um comentário