31/07/2025

DANOU-SE: LULA QUER REUNIÃO COM TODA SUPREMA CORTE

Lula convida os 11 ministros do STF para reunião no Alvorada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para uma reunião no Palácio da Alvorada, marcada para a noite desta quinta-feira (31), às 19h. O encontro ocorre em meio à escalada de tensões com os Estados Unidos após a adoção de medidas econômicas e diplomáticas contra o Brasil.

Na noite desta quarta (30), Lula já havia se encontrado com os ministros Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Luís Roberto Barroso, sendo este último quem articulou a reunião com os demais membros da Corte.

Ainda não há confirmação de presença de todos, já que alguns magistrados estão fora da capital federal.

O principal objetivo do encontro é registrar, em imagem e gesto político, uma demonstração de coesão entre os Poderes Executivo e Judiciário diante da ofensiva dos EUA. A sinalização de unidade busca reforçar o posicionamento do governo brasileiro em defesa da soberania nacional, uma narrativa adotada pelo governo petista.

A movimentação ocorre após dois atos por parte do governo dos EUA. Nesta quarta (30), o presidente norte-americano Donald Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre mais da metade dos produtos brasileiros exportados para o mercado norte-americano, com início previsto para 6 de agosto. Além disso, o Departamento do Tesouro impôs sanções ao ministro Alexandre de Moraes, com base na Lei Magnitsky, bloqueando completamente sua atuação junto a instituições financeiras e empresas com vínculos com os Estados Unidos.

O gesto político do governo Lula e do STF também funciona como uma resposta à pressão da Casa Branca. Trump tem exigido que o Brasil encerre as investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de tentar impedir a posse de Lula em 2023 por meio de uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.

O republicano ainda critica abertamente a atuação do Judiciário brasileiro, em especial a de Moraes, a quem acusa de restringir a liberdade de expressão por bloquear perfis de redes sociais.

Nenhum comentário: